sexta-feira, 22 de março de 2019

Remanejamento dos livros didáticos no Sistema PDDE Interativo/SIMEC


Prezado Diretor e Professor Coordenador,

A Coordenação-Geral dos Programas do Livro (CGPLI) disponibilizou uma ferramenta específica para realizar o remanejamento dos materiais didáticos. O PDDE interativo/SIMEC foi utilizado como plataforma para o desenvolvimento do sistema. Essa plataforma é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar.

O desenvolvimento da ferramenta de Remanejamento no PDDE interativo/SIMEC tem como objetivo principal auxiliar as redes de ensino na execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD.

A dinâmica de utilização do sistema ocorrerá da seguinte forma:

Lembramos que a partir de 2019 a solicitação de reserva técnica estará vinculada aos pedidos de livros registrados na ferramenta de remanejamento do sistema PDDE Interativo/SIMEC.
Assim, as escolas devem demandar livros no remanejamento até o dia 30/03/2019 para posteriormente participar da reserva técnica.

Esta medida foi adotada com o intuito de estimular as ações de remanejamento entre as escolas, uma vez que a reserva técnica possui

um limite legal de 3% de todos os títulos adquiridos em âmbito nacional e é destinada apenas ao ajuste das projeções do censo escolar às matrículas de fato efetivadas na rede pública. Assim, é muito importante que as escolas procurem suprir a eventual falta de livros via remanejamento.

O gestor da escola, ao acessar o PDDE interativo será redirecionado ao SIMEC através do botão “ACESSAR NOVAS FUNCIONALIDADES” e deverá ofertar os livros que estão sobrando para poder demandar os livros que estão faltando na escola. O sistema verifica automaticamente qual a unidade de ensino possui os livros didáticos em excesso, para que as escolas que precisam do mesmo livro possam demandá-los. A ferramenta de Remanejamento indicará a unidade que possui a obra em excesso e o quantitativo disponível.

Atenção! Para poder demandar livros no remanejamento, a escola deve antes ofertar ao menos um (01) livro. O livro ofertado pode ser referente à Programas anteriores.

Clique no link abaixo para acessar o MANUAL Instruções para realização do Remanejamento dos livros didáticos no Sistema PDDE Interativo/SIMEC.


Mais informações:
PCNP Marta - 3226 - 373758