quarta-feira, 24 de abril de 2019

Implementação do MMR na DERPP


Com a implementação do Método de Melhoria da Aprendizagem – MMR 
as escolas da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente iniciaram
 a elaboração do Plano de Melhoria.

No último dia 17 foi realizado na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente a “Formação de Diretores para a implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) – 3ª Onda de Expansão”.

A formação aconteceu no Auditório da Diretoria de Ensino e contou com a presença de todos os diretores de nossas escolas. O objetivo do encontro foi o de formar os diretores para liderarem a implementação do MMR nas escolas, promovendo a melhoria contínua da qualidade do aprendizado.

Conduziram a formação, a professora Rosângela Aparecida de Paiva Franchi, da equipe central do MMR na SEE e a consultora da empresa de gestão Falconi, Michele Miranda de Almeida.

Durante a formação, os diretores foram apresentados à metodologia do MMR e vivenciaram estudos de caso sobre os passos de planejamento, implementação e acompanhamento das ações que as escolas desenvolverão. O método é formado por 8 passos: 1 - Conhecendo o problema; 2 - Quebrando o problema; 3 - Identificando as causas do problema; 4 - Elaborando planos de melhoria; 5 - Implementando os Planos de Melhoria; 6 - Acompanhando os Planos e Resultados; 7 - Corrigindo os Rumos; 8 - Registrando e Disseminando Boas Práticas.

Ao final da formação, os diretores foram orientados quanto aos próximos passos para implementação do MMR em suas escolas: Apresentação do MMR à comunidade; Priorização dos problemas; Para cada problema priorizado, realização de brainstorming para identificação das causas raiz; Elaboração do plano de melhoria.

O materiais orientadores para a implementação do MMR estão disponíveis no blog do Núcleo Pedagógico, no endereço http://www.supernucleoprudente.blogspot.com.br.

O Plano de Melhoria deve ser elaborado e digitado no sistema MMR na Secretaria Escola Digital – SED, até o dia 17 de maio de 2019, IMPRETERIVELMENTE. Em caso de dúvidas, os diretores contarão com o apoio e orientação dos seus supervisores de ensino.

Agradecemos a participação e empenho de todos nessa importante ação para a melhoria da qualidade da educação dos alunos.