quarta-feira, 15 de maio de 2019

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA


Prezado(a) Professor (a) Coordenador (a) e Diretor (as),

A coordenação da Olimpíada Brasileira de Robótica gostaria de convidar todos os seus estudantes de 06 a 19 anos a participarem dessa iniciativa (http://www.obr.org.br/) O período de inscrições termina em 17 de maio

As inscrições na OBR são gratuitas e podem participar todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até 3ª série do Ensino Médio ou Técnico. As inscrições devem ser realizadas por um professor responsável que incluirá no sistema as informações de cada estudante inscrito. (http://www.obr.org.br/inscricoes/)

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas, independentemente. 

Para participar da Modalidade Teórica, o professor deve fazer a inscrição dos estudantes no Sistema Olimpo e indicar o nível de 0 a 5 de acordo com seu ano escolar. A prova aborda conteúdo multidisciplinar baseado nas diretrizes da BNCC de cada nível escolar aplicados ao tema de robótica. No dia 07 de junho todos os participantes do Brasil vão fazer a prova na sua própria escola.

O professor responsável imprime e aplica as provas, corrige com base no gabarito e envia as notas para a OBR. (http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/como-participar-modalidade-teorica/). 
Para participar da Modalidade Prática, uma equipe de 2 a 4 estudantes devem construir um robô com qualquer material, kit de robótica ou sucata eletrônica, que seja capaz de realizar um desafio de resgate. Para fazer inscrição, o professor deve criar uma equipe no Sistema Olimpo, inscrever os estudantes na equipe, indicando o nível em que irão participar, 0, 1 ou 2 de acordo com o ano escolar do integrante mais velho. 

As equipes inscritas vão competir em etapas regionais que devem acontecer entre junho e setembro. As equipes vencedoras podem passar à etapa estadual, nacional e chegar até a etapa internacional na Robocup. (http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/como-participar-modalidade-pratica/)

Em sua 13ª edição, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, disseminar, incentivar e divulgar a robótica pelo Brasil.

Segue o cartaz e o vídeo para divulgação online. 
Acompanhe mais informações em nosso site http://www.obr.org.br/ e em nossa página:



Mais informações:
PCNP Fernando: 3226- 3749