quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

PROFESSORES E ALUNOS FINALIZAM O SEMESTRE DO PROJETO DE INTERCAMBIO CULTURAL VIRTUAL COM AULAS AO VIVO ENTRE BRASIL E CORÉIA DO SUL.

Na semana de 09 – 13 de dezembro, professores e alunos da EE Maria Luíza Formozinho Ribeiro e Centro de Estudos de Línguas Monsenhor Sarrion, que participam do Projeto de Intercambio Cultural Virtual em parceria com a ONG IVECA – International Virtual Schooling finalizaram as atividades do segundo semestre com as Aulas ao Vivo, tendo oportunidade de vivenciar uma experiência significativa e de grande incentivo protagonista. 

Alunos de Ensino Médio trocaram informações e pesquisas de forma colaborativa sobre o tema Globalization and Climate Change oriundo das 17 Sustainable Development Goals (17 Metas de Desenvolvimento Sustentável) da Organizações das Nações Unidas. Todo trabalho e interações entre as escolas brasileiras e sul coreanas foram realizados em inglês, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem mediado pela IVECA e seus profissionais. 

Durante este semestre a professora Fabiana Garrido (inglês) do Centro de Estudos de Línguas Monsenhor Sarrion e seus alunos de duas das turmas de Língua Inglesa cooperaram com os professores Jungwoo Lee, Woong Seol e seus alunos da escola Hanil (Coréia do Sul). Em trabalho colaborativo com o professor Cláudio (geografia), a professora Fabiana Garrido, alunos da EE Maria Luiza Formozinho Ribeiro e alunos do Centro de Estudos de Línguas Monsenhor Sarrion desenvolveram a live class em colaboração global mútua com a professora Soyoung Shin e seus alunos da Hanil High School (Coréia do Sul). Ambas escolas brasileiras foram orientadas e coordenadas pela PCNP de Língua Estrangeira Moderna Renata Orosco em apoio com o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. Ressaltamos ainda, que o apoio das Equipes Gestoras das escolas envolvidas, em nome de seus diretores Devanir Lemes Nantes e Joana D´arc Patrocínio do Nascimento, tem sido de suma importância para o sucesso deste projeto. 

Durante a Aula ao Vivo, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar, em apresentação de PowerPoint, o trabalho que foi desenvolvido durante o semestre, bem como expressar suas ideias em inglês – no escrito e no oral – de forma natural e ainda tiveram oportunidade de compartilhar um pouco da cultura brasileira através de apresentações de dança e da cultura coreana, foram prestigiadas apresentações de tae kwon do, aproximando ainda mais as duas nações geograficamente tão distantes. 

Acreditamos que este projeto impacta diretamente os projetos de vida dos alunos motivando o protagonismo dos mesmos em seus estudos, uma vez que estes se veem como reais atores do processo de aprendizagem e que podem transformar a sociedade local e mundial com suas ideias, posicionando-se como cidadãos globais em momentos como quando se sensibilizam com as dificuldades de seus e outros países e auxiliam-se mutuamente para a busca de protótipos de soluções de problemas reais das comunidades local e global. 

Durante o próximo ano esta parceria de sucesso continua com o intuito de envolvermos ainda mais alunos e professores nesta oportunidade de aprendizagem global e colaborativa fortalecendo as habilidades socioemocionais dos envolvidos, respeitando a diversidade cultural entre sujeitos de países, culturas, costumes e línguas diferentes, ampliando as possibilidades dos alunos se comunicarem em inglês e instrumentalizando-os com competências globais, para tanto aprimorando as habilidades pessoais e acadêmicas necessárias para o sucesso dos profissionais do século 21.