Na semana de 10 – 14 de junho, professores e alunos da EE Maria Luíza Formozinho Ribeiro e Centro de Estudos de Línguas Monsenhor Sarrion, que participam do Projeto de Intercambio Cultural Virtual em parceria com a ONG IVECA – International Virtual Schooling finalizaram as atividades do primeiro semestre com as Aulas ao Vivo, tendo oportunidade de vivenciar uma experiência significativa e de grande incentivo protagonista.
Alunos de Ensino Médio trocaram informações e pesquisas de forma colaborativa sobre temas relevantes da sociedade global oriundos dos 17 Sustainable Development Goals (17 Metas de Desenvolvimento Sustentável) da Organizações das Nações Unidas. Todo trabalho e interações entre as escolas brasileiras e sul coreanas foram realizados em inglês, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem mediado pela IVECA e seus profissionais.
Os professores Diego Aleixo (matemática), Marcos Delgadinho (história) e Rafael Nunes (física) e alunos da EE Maria Luiza Formozinho Ribeiro desenvolveram o trabalho deste semestre em colaboração com a professora Soyoung Shin e seus alunos da Hanil High School (Coréia do Sul) e a professora Fabiana Garrido (inglês) do Centro de Estudos de Línguas Monsenhor Sarrion e seus alunos de duas das turmas de Língua Inglesa cooperaram com os professores Won Jang, Jiyoung Lee e seus alunos das escolas TaeKwang High School (Coréia do Sul) e Daejeon Jeonmin highschool (Coréia do Sul) respectivamente. Ambas escolas brasileiras foram orientadas e coordenadas pela PCNP de Língua Estrangeira Moderna Renata Orosco em apoio com o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente em nome de sua diretora Gislene Barbosa. Ressaltamos ainda, que o apoio das Equipes Gestoras das escolas envolvidas, em nome de seus diretores Devanir Lemes Nantes e Joana D´arc Patrocínio do Nascimento, tem sido de suma importância para o sucesso deste projeto.
Durante a Aula ao Vivo, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar, em apresentação de PowerPoint, o trabalho que foi desenvolvido durante o semestre, bem como expressar suas ideias em inglês – no escrito e no oral – de forma natural e ainda tiveram oportunidade de compartilhar um pouco da cultura brasileira através de apresentações de dança, música e capoeira com destaque especial para a inclusão de surdos através da língua brasileira de sinais, LIBRAS, interpretando a música Garota de Ipanema de Tom Jobim e da cultura coreana, foram prestigiadas apresentações de canções, K-pop e tae kwon do, aproximando ainda mais as duas nações geograficamente tão distantes.
Acreditamos que este projeto impacta diretamente os projetos de vida dos alunos motivando o protagonismo dos mesmos em seus estudos, uma vez que estes se veem como reais atores do processo de aprendizagem e que podem transformar a sociedade local e mundial com suas ideias, posicionando-se como cidadãos globais em momentos como quando se sensibilizam com as dificuldades de seus e outros países e auxiliam-se mutuamente para a busca de protótipos de soluções de problemas reais das comunidades local e global.
Durante o segundo semestre esta parceria de sucesso continua com o intuito de envolvermos ainda mais alunos e professores nesta oportunidade de aprendizagem global e colaborativa fortalecendo as habilidades socioemocionais dos envolvidos, respeitando a diversidade cultural entre sujeitos de países, culturas, costumes e línguas diferentes, ampliando as possibilidades dos alunos se comunicarem em inglês e instrumentalizando-os com competências globais, para tanto aprimorando as habilidades pessoais e acadêmicas necessárias para o sucesso dos profissionais do século 21.