A viagem da astronauta Valentina pelo Sistema Solar apresenta para crianças informações sobre astronomia, como os nomes dos planetas, os movimentos de rotação e translação e outras curiosidades. A história fictícia em formato de vídeo é uma iniciativa do grupo de pesquisa Ensino de Astronomia Básica no Ensino Fundamental e do Projeto Licenciar Astro Educação nas Escolas, coordenados pela professora Roberta Chiesa Bartelmebs do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Indicado para crianças a partir dos sete anos de idade, o vídeo é um material didático complementar para professores de Ciências do Ensino Fundamental I e II e pode servir como base para um estudo mais aprofundado dos temas expostos em sala de aula. “É recomendado para a disciplina de Ciências, mas em um 6º ano, por exemplo, pode ser utilizado em Geografia. É um vídeo bastante lúdico e, com a supervisão de um adulto, pode ser visualizado por crianças menores também”, comenta Roberta.
O material está à disposição dos professores que, se quiserem utilizá-lo, devem acessar o link do YouTube para apresentá-lo aos seus alunos. “Agora em tempos de pandemia, pode ser utilizado como uma tarefa de aula, por exemplo. O professor pode criar um questionário a partir das informações do vídeo”, sugere a coordenadora.
Formação continuada
Professores da Educação Básica, especialmente do nível Fundamental I, da rede pública e privada também podem realizar um curso de formação continuada sobre ensino de astronomia. Oferecida pelo mesmo projeto, a capacitação tem o objetivo de preparar professores para trabalhar conteúdos dessa temática nas aulas de Ciências.
O vídeo com a história de Valentina será abordado no curso em aula específica sobre o Sistema Solar. “Vamos sugerir maneiras de criar aulas online com ele”, explica Roberta. Além desse, outros materiais sobre o assunto serão apresentados ao longo da formação que inicia em 22 de junho e encerra no dia 31 de julho.
Por se tratar de um Curso Online Aberto e Massivo (do inglês Massive Open Online Course – MOOC), as aulas não serão síncronas. Os professores poderão participar no momento mais conveniente para eles. Haverá tutoria, espaço para perguntas e respostas e interação entre os participantes. A plataforma utilizada será a Google Class Room, leve e de fácil acesso até mesmo via smartphone.
Interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário online até o dia 20 de junho. Podem participar membros da comunidade interna e externa que se identifiquem com a temática.