segunda-feira, 20 de julho de 2020

BATE-PAPO MULTIDISCIPLINAR: AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES



Armanda Aguiar - Mestra em Geografia e Bióloga; Marcelo Fernando da Silva Mateus - Cientista Social; Mariana Rubira Shiga – Mestra em Física e Física; Ranfley Gustavo Carneiro de Albuquerque - Psicopedagogo e Professor de Letras.
Participações:
Alex Orbolato de Oliveira - Agente de Organização Escolar (E.E. Professor Hugo Miele) e Educador Físico, Fernanda Bertaco - Graduanda em Física pela UNESP de Presidente Prudente – SP.

Os alunos das 2ª séries A, B e C, do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hugo Miele, participaram do Projeto Bate-Papo Multidisciplinar: “As violências contra as Mulheres”, no dia 10 de julho de 2020. Um projeto desenvolvido pelos professores de: Biologia, Eletiva, Física, Língua Portuguesa e Sociologia, devido a eminente violência sofrida pelas mulheres ao longo da história, dando um recorte e enfatizando os paradigmas da sociedade brasileira contemporânea.  Tal processo de aprendizagem ocorreu pelo aplicativo Teams, plataforma escolhida pela inserção de maior número de estudantes e por gerar fácil acessibilidade ao conteúdo discorrido. 
Os principais objetivos do projeto foram: levar o conhecimento, sensibilizar os alunos, conscientizar sobre os nossos atos, e combater as violências ocorridas contra as mulheres e todas as mazelas sociais que inibem a convivência harmoniosa e produtiva dos seres sociais.

De acordo com o grupo docente planejador do projeto Armanda Aguiar, Marcelo Mateus, Mariana Rubira e Ranfley Gustavo, em colaboração com Alex Orbolato e Fernanda Bertaco e da Professora Coordenadora Lívia Menezes, o projeto foi de suma importância para o desenvolvimento pessoal, psíquico e profissional dos discentes e docentes envolvidos. 
Envolvidos em prol de uma aprendizagem significativa e eficaz, os discentes passaram por oficinas relacionadas à temática proposta, de tal forma que, ao final, os alunos puderam contribuir para com o debate, formando-se assim, um bate-papo interativo, harmonioso e produtivo. Portanto, a Equipe Pedagógica considerou o projeto de vital importância para a compreensão  da sociedade.