Estão abertas as inscrições para formação de 30h intitulada "Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos" realizada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).
A formação autoinstrucional, que contará com certificação, é parte da estratégia que combinará ações presenciais e remotas em 2021, por meio do ensino híbrido. Ela vai preparar os professores interessados em atuar como orientadores de estudos para estudantes no próximo ano.
A iniciativa contempla a expansão de carga horária e diversificação da oferta por meio da utilização de metodologias híbridas de ensino, orientação semanal de estudos em grupos menores com professores(as) da rede e distribuição de chips com dados móveis. Essa ação congrega dois objetivos principais: a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o fortalecimento dos vínculos dos alunos as suas escolas.
A estratégia será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores, como de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares do período diurno quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.
Neste link, você encontra um vídeo da Live que aconteceu em 14/12 explicando a proposta, além da apresentação também usada neste momento.
Os professores que se interessarem em se tornar Professores Orientadores de Estudos (POEs) devem passar pela formação "Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos" realizada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). A formação contará com certificação e servirá como pré-requisito para a alocação de aulas deste programa no próximo ano. O público do curso abrange todos os membros do QM e do QSE.
As inscrições estão abertas pelo site da EFAPE no link a seguir (localize o curso "Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos" para se inscrever) :
As inscrições permanecerão abertas, porém os professores que quiserem ser considerados para a primeira rodada de alocação de horas do programa devem finalizar o curso até o dia 18/01/21 e manifestar seu interesse em sistema a ser disponibilizado aos cursistas. Aqueles que terminarem depois dessa data poderão se inscrever em novas etapas de alocação. A participação é voluntária e o professor participante será remunerado pelas aplicação e disseminação de metodologias de recuperação e aprofundamento de aprendizagem, com alunos da rede estadual. Mais informações sobre o tema serão disponibilizadas nos próximos dias.
Os slides utilizados na Live podem ser acessados no link abaixo: