Notícia elaborada por: Lidiani Aparecida Macedo – Professora Coordenadora
Com a proposta de apresentar o espaço do laboratório para os alunos dos 6º anos e 7º anos (que tiveram pouco contato em 2020) a professora Renata Juzwiak Lopes organizou duas atividades, a primeira para os 6º anos sobre coleta de impressões digitais, onde utilizando conceitos básicos de raciocínio lógico, os estudantes dos 6º anos fizeram a coleta de suas próprias impressões digitais para aprender sobre como o sistema nervoso é responsável por coordenar todas as funções do organismo. Para a atividade os alunos utilizaram fita adesiva transparente, papel preto, um pouquinho de talco, um pano macio, um copo liso e um pincel largo. A aula aconteceu no laboratório da escola, também uma forma dos alunos conhecerem esse espaço.
No laboratório realizaram os procedimentos seguindo as orientações da professora (esfregaram o copo com um pano macio; encostaram o polegar bem firme no copo para deixar a digital; polvilharam um pouco de talco sobre a lateral do copo, espalhando delicadamente no local soprando o excesso; recortaram a fita adesiva e colaram no vidro sobre a impressão; descolaram a fita do copo e colaram no papel preto.
Os alunos do 7º ano realizaram uma atividade sobre “Diversidade de Ecossistemas”, onde após várias pesquisas sobre as características dos biomas brasileiros os estudantes do 7ºano construíram maquetes que representassem os principais Ecossistemas brasileiros, utilizando inclusive materiais que coletaram no pátio da escola. Lindamente, eles conseguiram identificar a diversidade dos biomas brasileiros bem como suas principais características.
Os alunos estavam muito animados em realizar a atividade e conhecer o laboratório. Uma atividade simples, mas que traz aprendizado e diversão.