quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Computação Desplugada em sala de aula - EEEI Professora Maria José Barbosa Castro Toledo

A professora de Tecnologia e Inovação, Carmen Neves Viana Leal, da EEEI Professora Maria José Barbosa Castro Toledo, de Pirapozinho, realizou com os alunos do 6º Ano do EF um trabalho que envolveu os conceitos da Computação Desplugada, conceito presente no currículo de Tecnologia e Inovação.

A aula foi planejada com o auxílio do caderno do professor e as informações organizadas em uma apresentação no Power Point para otimização do tempo. Uma questão disparadora permitiu investigar se os alunos já haviam ouvido falar em programação e em linguagem de programação. Após o levantamento de conhecimentos prévios a professora apresentou aos alunos o site Scratch que trabalha com programação em blocos. Para parte prática, levou uma atividade impressa desplugada, para que eles vivenciassem o conceito de programação. O tempo de desenvolvimento da atividade durou cerca de três aulas, suficientes para atingir o objetivo que era “Utilizar Raciocínio lógico em exemplos concretos de investigação de problemas ou desafios”. Segundo o relato da professora:

“A minha aula foi iniciada apresentando a habilidade abordada, apresentando aos alunos o conceito de linguagem de programação e lógica de programação. O objetivo foi levar o aluno entender que tudo o que fazemos segue uma sequência lógica, como por exemplo, o passo a passo de tomar café da manhã ao acordarmos ou, ainda, trocar o pneu de um carro. Após a realização dessa atividade de lógica de programação bem simples, apresentei na sala de aula o site Scratch que trabalha com programação em blocos e sugeri que os alunos explorassem mais esse o site em casa. Como finalização da atividade, apresentei em material impresso uma atividade desplugada onde eles fizessem um desenho numa malha quadriculada seguindo os comandos que a atividade solicitava e assim eles conseguissem visualizar qual seria o desenho. Os alunos gostaram da atividade e pediram que eu levasse mais atividades semelhantes na próxima aula”.

A professora ainda destaca a importância do seu papel na mediação do ensino e do erro no processo de aprendizagem do aluno: “teve uma atividade que o desenho acabou saindo errado, mas isso foi bom porque o aluno percebeu que ao errar algum comando ou sequência, as coisas dão erradas.

“Para mim foi bem proveitosa a atividade e

compartilhei com outros professores de tecnologia”.

Professora Carmen

 Segue o link das atividades de alguns alunos:

https://drive.google.com/drive/folders/18svuGe-BjiJA2Z-91iFn-3AR4FSbH5gi?usp=sharing

Aluno do 9º Ano EF apresenta a atividade realizada 
envolvendo o conceito de “Computação Desplugada”

Atividades dos alunos