Notícia elaborada pela PCA Daniela Araújo Peruchi
Reconhecendo a importância da aplicabilidade da Lei 10.639/03, os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em parceria com os demais professores da escola, organizaram atividades variadas para discutir e valorizar a nossa herança africana, a nossa identidade afro-brasileira.
Com os alunos foram organizadas leituras compartilhadas de autores como Djamila Ribeiro e Maria Carolina de Jesus e debates sobre o branqueamento de Machado de Assis. Para a valorização de uma África plural e não estereotipada, os alunos foram apresentados a jogos e brincadeiras de diferentes países da África e também à etnomatemática a partir do Jogo da Mancala.
Além disso, foram produzidas pinturas de máscaras africanas na telha, confecção de colares, cartazes de valorização da beleza negra, pesquisas sobre abolicionistas importantes na história. Aos poucos, nossa escola foi ganhando um colorido tão característico da cultura africana, os alunos reflexivos e animados com a oportunidade de criar e apreciar seu trabalho na nossa exposição construída a muitas mãos.
Acreditamos que trabalhar a temática africana e afro-brasileira na
escola seja um caminho para uma sociedade mais justa, plural e antirracista.