sexta-feira, 18 de março de 2022

EEEI ARLINDO FANTINI PROMOVE AÇÃO CONTRA ASSÉDIO NA SEMANA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 Professores dos dois segmentos da Escola Estadual de Ensino Integral Arlindo Fantini se uniram durante a semana do dia internacional da mulher em ação de conscientização sobre o assédio, prática que vem se tornando comum nas escolas, e valorização da mulher na sociedade.

Jéssica Alves Beloni – PCA Ciências Humanas (E.F)

Orientados e organizados pelos Professores Coordenadores de área, o corpo docente da escola desenvolveu diversas ações com foco em conscientizar e combater a prática do assédio contra meninas e mulheres na escola e na comunidade promovendo a educação para diversidade sexual e de gênero (EDSG). As atividades envolveram ambos os segmentos (Ensino Médio e Fundamental) e contaram com o apoio das PCG Bethânia (EF) e Vânia(EM). Cada professor, durante as aulas de sua disciplina, desenvolveu através de práticas de leitura, desenho e debates atividades relacionadas ao tema.

A aluna Ágatha Vitória dos Santos do 9º ano B disse se sentir acolhida com o trabalho dos professores e se identificou com os relatos de outras estudantes da sala sobre assédio. Para Yasmin Thamires Dias Rodrigues do 8º ano B foi muito importante a escola trazer esse tema ao debate, pois muitas alunas que até então se sentiam coagidas puderam ter voz.

A estudante Natália Oliveira Berto do 7º ano A achou interessante a temática trabalhada e enfatizou a importância desse trabalho pois muitas estudantes encontraram refúgio para contar suas histórias. Já Mariane Vive da 3ª série A relatou que achou interessante, pois foi um momento diferente dentro da escola, que ajudou a valorizar o ambiente escolar uma vez que houve engajamento dos estudantes, ressaltou também que momentos como esse são de extrema necessidade para a conscientização a respeito da importância da mulher na sociedade.

Para Lorrayne Cardoso de Souza estudante do 6º ano B as ações promoveram a união entre as meninas, que se sentiram respeitadas e ouvidas com as atividades.

O resultado não foi apenas a reflexão, mas também um painel elaborado pela professora Lara Mazza, com os sentimentos das alunas ao passarem por situações de assédio; bilhetes para professoras, funcionárias e mães com mensagens de gratidão; acolhimento das mulheres da comunidade com bingo, brindes e bolo.

Além da culminância das ações as professoras e funcionárias da escola foram homenageadas pela Gestão da Escola em uma atividade organizada e desenvolvida pelos PCA dos dois segmentos e a Professora da Sala de Leitura Lucimara Delfino Santos.

PCAs Responsáveis: Alessandra Buchler, Adriano Souza, Jéssica Beloni, Jorge Mascanhi, Maria Elisabete Soares e Reinaldo Oliveira.


Painel com o sentimento das meninas ao passarem por situações de assédio


Atividade sobre o sentimento das  estudantes em relação ao assédio



Professoras do E.M em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Homenagem às funcionárias da escola no Dia internacional da Mulher