quinta-feira, 17 de março de 2022

INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO DA SALA DE LEITURA

Por Mara Cristina Pelegrino Pereira

No dia 15 de março de 2022, às 09h, aconteceu a solenidade de inauguração do novo espaço da Sala de Leitura na EE Dr José Foz. O importante evento realizou-se com a homenagem póstuma à professora Maria Xavier de Moraes, ex-diretora da unidade escolar e muito incentivadora dos projetos relacionados à Sala de Leitura.
A professora Maria Moraes faleceu em 2021, vítima da COVID 19. A sua filha Georgia Moraes e neto estavam presentes e ficaram muito emocionados com a homenagem.
Além da comunidade escolar, alunos, equipe gestora e a professora Tânia Neves, também, estavam presentes a dirigente regional de ensino Marta Primo, a PCNP de LP Nilcéia Souza, o PCNP de Arte Carlos Frangiotti, a supervisora Claudinete M. Dos Santos e representantes do Centro Cultural Matarazzo.
O evento contou com a apresentação do espaço físico restaurado, homenagens feitas pelos alunos, alguns presentes e apresentação de um vídeo sobre as produções e projetos realizados pelos alunos na Sala de Leitura desde os anos de 2014 até 2022.

Abaixo fotos e texto lido pelo aluno Pedro Alonso O. dos Santos, da 3ª série do Ensino Médio.




SALA DE LEITURA PROFª MARIA MORAES XAVIER

Discurso por Pedro Alonso O. dos Santos

• Introdução e apresentação
Como vamos ver, a Sala traz vários projetos ao longo dos anos; não posso falar pelos outros, mas eu e minha sala desde o 6º ano lemos livros, fizemos excursões, entrevistamos autores, ajudamos nos projetos de radionovela e vimos os diversos projetos de inclusão dos alunos com maior dificuldade. Tudo isso colaborou para o nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico, cultural e até mesmo social, pois apesar de julgarmos o livro pela capa, ele não faz o mesmo; não nos distingue por raça, sexo, religião, cor, nem se temos muito dinheiro ou estudo, apenas traz a mesma informação para todos, ainda que de formas diferentes para cada um. Essa é uma lição que aprendemos nessas aulas ao longo dos anos: pouco importa quem você é ou o que você tem, a Sala de Leitura é de todos e para todos. Lá fora somos todos diferentes, cada um com suas manias, características e peculiaridades; dentro da Sala, no entanto, somos todos iguais e buscamos a mesma coisa: ler.
Nós lemos a todo tempo: livros, notícias, memes, imagens e até mesmo pessoas. A leitura nos transforma, nos complementa e nos faz ser quem somos, a leitura molda pessoas tanto quanto a falta delas – do pensador mais renomado na esfera acadêmica e aficionado por suas estantes repletas de livros à nossa mãe que todos os dias nos proporciona refeições deliciosas vindas diretamente de um livro de receitas desgastado pelo tempo que pertencia à nossa avó, todos entramos em contato com a leitura, e quem desempenha o papel de incentivar essa prática tão importante em nossas vidas é a Sala de Leitura. Passamos várias horas por dia, de segunda à sexta-feira, por cerca de 12 anos na escola – e isso no mínimo! Durante todo esse tempo é ela quem nos incentiva e propõe a leitura como um hábito a ser praticado diariamente, além de tentar nos fazer seres humanos mais empáticos, mais solidários, mais humanizados. De que forma? Através não só das leituras em si, mas também das reflexões em cima delas, através de empatia pelas personagens e através da inclusão dos que possuem mais dificuldades.
Finalmente, como podemos ver, a partir de hoje a Sala recebe o nome de Prof.ª Maria Moraes Xavier. Infelizmente não cheguei a conhecê-la, mas tudo isso que falei até agora só foi possível graças a ela; aos que não estão cientes, foi ela que trouxe a Sala de Leitura à nossa escola e deu o pontapé inicial para que tantas vidas pudessem ser impactadas. Todos os relatos e memórias que ouvi dela abordam alguns traços de sua personalidade, mas todos têm uma coisa em comum: são elogios sinceros, que partem do fundo do coração. Deixo aqui, em nome da escola e dos alunos, nossos votos de agradecimento e reconhecimento à professora, diretora, mãe, amiga e pessoa incrível que foi Maria Moraes Xavier.

• Agradecimentos e encerramentos.
E. E. Dr. José Foz, Presidente Prudente, 15 de março de 2022.