No último dia 19 de maio, a escola EEEI João Alfredo da Silva teve o privilégio de realizar uma oficina artística voltada para a linguagem da dança, no qual, esse tema fez parte dos estudos do 2° bimestre em arte, e também em educação física. Nesse projeto idealizado pelo professor de arte Franco Danilo, partiu da ideia de aproximar mais a dança para o dia a dia dos alunos, e fazê-los experimentar alguns passos e coreografias facilitados pelas professoras de arte-educação em dança, onde puseram todos para dançar e interagir numa divertida aula prática.
Para contemplar todo este propósito com êxito, o professor da disciplina de arte, fez a ponte de ligação para convidar a escola de dança Cia. Do Corpo da cidade de Presidente Prudente, para trilhar os conteúdos iniciando com o ballet clássico, desde o período renascentista da história, até o os dias atuais com os estilos de jazz dance, moderna e contemporânea, inclusive entre as adaptações presente em nossa cultura popular e folclórica.
As habilidades artísticas conceituadas durantes as aulas de arte, aliada ao projeto desta oficina de dança, resultou numa amostragem do que realmente é a arte da dança, sendo contempladas pelos alunos a sua importância social, artística e física presente em nossas vidas, seja por apreciação de ver os movimentos de uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou mesmo, encorajando-os em experimentar os primeiros passos de um estilo de dança mais livre, como o jazz.
Partindo deste foco em dar importância a arte da dança dentro do ambiente escolar, foi sem dúvida um dia agradável e cheio de novidades para os alunos, que vivendo em um distrito distante do centro urbano e cultural, podemos concluir que os objetivos de trabalhar as habilidades do currículo escolar paulista, foram alcançadas com êxito e possíveis de realizar através de um ensino mais dinâmico e criativo.
Texto e informação: EEEI João Alfredo da Silva