Foi realizado
no dia 16/05/2023 na Escola de Ensino Integral João Alfredo da Silva,
localizada no distrito de Eneida / Presidente Prudente, um projeto idealizado
pela professora de matemática Elessama Coutinho Mathias Facci e desenvolvido em
conjunto com os demais docentes da unidade escolar em comemoração ao dia
nacional da matemática. A ideia inicial na elaboração deste projeto foi
proporcionar aos estudantes um momento dedicado ao dia nacional da matemática
onde os alunos puderam ter acesso a fatos relevantes e de importância sobre esta
data comemorativa e que com o acesso a essas informações sobre o componente de
matemática, se sintam motivados a participar das Olimpíadas Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
No
desenvolvimento do projeto, num primeiro momento, houve uma introdução da
atividade pela professora Elessama que pontuou a importância da matemática no
dia a dia dos estudantes e o porquê da escolha da data para a comemoração do
tema. Em seguida, houve apresentações de trabalhos realizados pelos estudantes
(números no cotidiano). Após esse momento com os estudantes, recebemos a
participação de Professores da UNESP, dentre eles a Professora Doutora
Cristiane Nespoli de Oliveira, juntamente com outros professores da área de
matemática. Neste momento, houve uma conversa sobre a matemática e a realização
de dinâmicas sobre algumas regras e
curiosidades sobre o uso da matemática no cotidiano, onde os estudantes
participaram de forma protagonista e com muito entusiasmo em relação as
atividades que foram ocorrendo neste momento e fechou-se essa etapa do projeto
com o explicação a respeito da importância da participação dos alunos na OBMEP,
a possibilidade de ganho de bolsas de estudo para aprimorar os conhecimentos
matemáticos dos estudantes e sobre como os alunos podem participar de ações do
PIC (programa de iniciação científica).
Após esse
momento com os estudantes em sala, foi desenvolvido pela equipe docente, com o
apoio da professora de matemática, uma atividade lúdica, onde os estudantes
passaram por várias estações, utilizando como base a metodologia de rotação por
estações, sendo que, em cada estação havia um jogo matemático criado pelos
próprios estudantes, visando o estímulo ao desenvolvimento das capacidades de
interpretação das regras, letramento matemático e resolução de problemas.
Dentre os jogos criados, podemos citar, Dominó de Frações e Radiciação, Stop das
operações matemáticas, Roleta das Frações, uso da plataforma Kahoot e jogo da
memória.
Para fechar as atividades do dia, foi realizado um bingo da multiplicação, onde os estudantes receberam cada um, uma cartela e os professores cantavam uma multiplicação onde o resultado era o número a ser marcado na cartela, e quando o aluno completava a cartela, ganhava um brinde confeccionado pelos professores. Assim a escola promoveu uma ação onde pode se desenvolver a premissa Protagonismo Juvenil por parte dos estudantes, bem como envolver toda a comunidade escolar (docentes, discentes e gestão) no processo educativo.