A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2023), é um evento Nacional e já tradicional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Como em oportunidades anteriores, na OBFEP 2023 poderão participar alunas e alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental, e de todos os anos do Ensino Médio. A participação abrange todas as Escolas Públicas do País, sejam elas municipais, estaduais ou federais, e é totalmente gratuita. A inscrição vai até o dia 15 de junho.
A inscrição da Escola é simples e não leva mais do que 5 minutos.
A Olimpíada consiste em duas etapas: a primeira prova (1ª Fase) é aplicada nas próprias Escolas dos estudantes, sob a supervisão do professor ou professora responsável cadastrado no momento da inscrição. Essa prova ocorre no dia 15 de agosto (terça-feira).
As e os estudantes com melhores notas classificam para participar na 2ª Fase, cuja prova é aplicada nos Centros de Aplicação (CA’s), os quais são instituições disseminadas em mais de 20 cidades de nosso estado. Essa prova é aplicada no dia sábado 18 de novembro.
Os resultados (medalhistas de ouro, prata e bronze) serão divulgados até o dia 10 de janeiro de 2024 para estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Médio, e até o 7 de fevereiro de 2024 para os demais. Observe-se que cada vez é mais frequente que Universidades
Estaduais e Federais ofereçam algum tipo de favorecimento nos respectivos vestibulares para medalhistas de Olimpíadas Nacionais.
A informação completa sobre a OBFEP 2023 está no seguinte site:
O calendário pode ser visualizado em:
As inscrições das escolas são realizadas na seguinte página:
Vamos estimular a estudantes e professores a participar deste grande evento educativo.