quinta-feira, 3 de agosto de 2023

A Diretoria Regional de Ensino Região de Presidente Prudente continua com foco nas formações dos docentes responsáveis pela Gestão da Sala e ambiente de Leitura

 


A Diretoria Regional de Ensino Região de Presidente Prudente promoveu, no dia 29 de junho de 2023, mais uma formação aos docentes responsáveis pela gestão da sala e ambiente de leitura, regada de muita descontração, alegria e gostinho de quero mais.

A formação “O processo formativo docente como principal aliado na formação discente” foi organizada pela equipe responsável pelo programa Sala e Ambiente de Leitura da Diretoria de Ensino em parceria com a Biblioteca Prof. Dióres Santos Abreu, da FCT Unesp – Campus de Presidente Prudente e teve como objetivo geral ofertar formação continuada aos docentes responsáveis pela gestão da sala e ambiente de leitura, de modo que eles desenvolvessem habilidades necessárias ao trabalho com leitores dessa nova geração, além de atrair o gosto pela leitura dos demais estudantes, estimulando o interesse daqueles que ainda não se aventuraram, atraindo, assim, novos leitores para o mundo mágico que a leitura pode nos levar a conhecer.

Durante a formação, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer sobre: o Contexto Histórico e Social da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente; os Meios de Acesso e Permanência Estudantil na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente; o Ingresso dos estudantes ao Cursinho Ideal; a Elaboração de Projetos Escolares, além disso, vivenciaram um Tour Guiado pela Biblioteca "Prof. Dióres Santos Abreu" e, também, oficinas de RPG e Contação de Histórias.

Exposição

Uma exposição é uma apresentação organizada e exibição de uma seleção de itens. Na prática, as exposições geralmente ocorrem em um ambiente cultural ou educacional, tal como museu, galeria de arte, parque, biblioteca, sala de exposições ou espaços para exposições mundiais . 

Neste sentido, no decorrer da formação, foi organizada pela equipe da UNESP uma exposição de fotos das Salas de Leitura das Unidades Escolares da Diretoria de Ensino, fotos estas registradas com olhar da equipe escolar para com a sala de leitura. A exposição foi muito interessante, pois ao mesmo tempo que representava a sala de leitura, deixava o olhar da equipe escolar frente à sala e ao Programa. 

De acordo com as docentes presentes, a exposição foi fundamental para reconhecer a realidade e, também, conhecer as salas de leitura das demais Unidades Escolares.

Atividades

No período da manhã, ocorreu uma contextualização histórica e social da FCT Unesp, feita pela professora Dra. Maria Cristina Risk, vice-presidente da Comissão Permanente de Ensino da faculdade, seguida de uma palestra sobre os meios de acesso e permanência estudantil, ministrada por Guilherme Ulhoa, Diretor Acadêmico da Divisão Técnica Acadêmica (DTA). Foi realizada ainda uma apresentação e orientação sobre o desenvolvimento de projetos escolares pela professora Dra. Jaqueline Costa Castilho, do Departamento de Educação Física, além de um tour guiado pela biblioteca realizado por Micheli Oshima, Diretora da Biblioteca.

No período da tarde, foi organizada uma oficina de RPG pela profa. Dra. Jaqueline Costa Castilho e por Ana Beatriz Chítero, aluna do curso de Educação Física, além de uma oficina de contação de histórias, coordenada por Ana Paula Carneiro, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação.

De acordo com a diretora da Biblioteca da FCT Unesp, Micheli Oshima, “a aproximação das experiências realizadas na FCT com os ambientes de leitura nas escolas fortalece tanto professores quanto alunos. Especialmente os estudantes, que ganham novas perspectivas a partir do processo formativo pelo qual passou o professor”.

Já a docente responsável pela sala de leitura da escola Maria Aparecida Zerial Mateo, da EE Fernando Costa, diz que o Programa Sala de Leitura é muito importante, pois “visa incentivar os alunos a buscarem cada vez mais a leitura, preparando-os para se tornarem cidadãos capazes de questionarem e de se posicionarem em todas as circunstâncias de sua vida no cotidiano.”

A equipe responsável pelo Programa Sala de Leitura, Claudinete Santos e Nilcéia Souza, reforça que as formações estão cada vez mais “ganhando vida” e, assim, atingindo os objetivos desenhados desde a reorganização do formato das formações. Destacam que a próxima formação está prevista para setembro, em local já definido e com a pauta estruturada. Porém, quando questionadas sobre maiores detalhes da formação, simplesmente, enfatizaram que deixarão como surpresa, mas garantem que será surpreendente.