quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Cosplay e Jogos Vorazes: conheça o projeto da EE Prof. Placidio Braga Nogueira com foco no engajamento estudantil e promoção do protagonismo

Apresentação dos alunos no concurso de Cosplay

Notícia elaborada pela CGPG Adriana Locatelli

No dia 17 de agosto, aconteceu na EE Prof. Placidio Braga Nogueira um concurso de Cosplay. O Cosplay, uma abreviação de costume play (do inglês, costume; traduzido como "fantasia" ou "figurino", e play, traduzido como "jogo" ou "dramatização", é uma atividade e arte performática na qual os participantes usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico[1].

O concurso é o primeiro desafio de um projeto desenvolvido pela unidade escolar intitulado Jogos Vorazes[2]. O projeto tem como objetivo geral: promover o protagonismo juvenil, através do engajamento com os estudos e demais atividades oportunizadas pela escola. E como objetivos específicos: elevar os índices de frequência; impulsionar o engajamento dos estudantes nas atividades pedagógicas e oportunizar atividades de promoção da organização coletiva.

O projeto deverá acontecer durante o percurso de treze semanas. Trata-se de uma competição entre turmas, na qual, apenas uma sairá vitoriosa e receberá um prêmio pelo feito. A competição contará com critérios semanais permanentes de avaliação, conforme descrito a seguir.

- Frequência: o percentual de presença da sala registrado no BI (Escola Total) na semana em questão é transformado em pontos;

- Conduta favorável ao estudo: toda semana, serão verificadas as ocorrências escolares registradas e entregues ao vice-diretor. Cada turma começa a semana com 100 pontos de comportamento e, a cada ocorrência registrada, perde 10 pontos.

- Participação nas aulas: cada professor recebe semanalmente duas fichas no valor de 50 pontos cada. Ao final da semana, ele deverá entregar as fichas para as turmas que foram mais participativas em suas aulas. Ele também pode entregar as duas fichas para a mesma turma se assim desejar. 

- Organização e limpeza das salas: a escola conta com a colaboração de duas funcionárias que realizam a limpeza das salas de aula. Cada uma delas fica responsável por metade das salas que são limpas todos os dias. Cada funcionária recebe semanalmente duas fichas que equivalem a 50 pontos cada. Ao final da semana, elas entregam as fichas para a turma (ou até duas turmas) que melhor mantiveram a limpeza e organização da sala durante a semana.

- Perda de pontos: para cada aluno que chega atrasado são descontados 10 pontos de sua turma.

O placar é, portanto, atualizado semanalmente e além dos critérios semanais permanentes de pontuação, a cada quinzena é realizado um desafio entre as turmas. A turma vencedora do desafio recebe 300 pontos e tem a chance de alavancar o seu placar. A fim de que perfis diferentes de turma possam ter a mesma chance de ganhar, os desafios se intercalam entre quatro diferentes tipos: criatividade (como foi o caso do Cosplay), atividade física, conhecimento e sorte.

Ao final do projeto, a turma vencedora passará um dia em um resort da cidade.



[1] FONTE: Wikipédia

[2] Nome este escolhido pelos próprios alunos.