Notícia elaborada pela CGPG Adriana Locatelli
No dia 17 de agosto, aconteceu na
EE Prof. Placidio Braga Nogueira um concurso de Cosplay. O Cosplay, uma
abreviação de costume play (do inglês, costume; traduzido como
"fantasia" ou "figurino", e play, traduzido como
"jogo" ou "dramatização", é uma atividade e arte performática
na qual os participantes usam fantasias e acessórios para representar um
personagem específico[1].
O concurso é o primeiro desafio
de um projeto desenvolvido pela unidade escolar intitulado Jogos Vorazes[2].
O projeto tem como objetivo geral: promover o protagonismo juvenil, através do
engajamento com os estudos e demais atividades oportunizadas pela escola. E
como objetivos específicos: elevar os índices de frequência; impulsionar o
engajamento dos estudantes nas atividades pedagógicas e oportunizar atividades
de promoção da organização coletiva.
O projeto deverá acontecer
durante o percurso de treze semanas. Trata-se de uma competição entre turmas,
na qual, apenas uma sairá vitoriosa e receberá um prêmio pelo feito. A
competição contará com critérios semanais permanentes de avaliação, conforme
descrito a seguir.
- Frequência: o percentual de presença da sala registrado no BI (Escola Total) na semana em questão é transformado em pontos;
- Conduta favorável ao estudo: toda semana, serão verificadas as ocorrências escolares registradas e entregues ao vice-diretor. Cada turma começa a semana com 100 pontos de comportamento e, a cada ocorrência registrada, perde 10 pontos.
- Participação nas aulas: cada professor recebe semanalmente duas fichas no valor de 50 pontos cada. Ao final da semana, ele deverá entregar as fichas para as turmas que foram mais participativas em suas aulas. Ele também pode entregar as duas fichas para a mesma turma se assim desejar.
- Organização e limpeza das salas: a escola conta com a colaboração de duas funcionárias que realizam a limpeza das salas de aula. Cada uma delas fica responsável por metade das salas que são limpas todos os dias. Cada funcionária recebe semanalmente duas fichas que equivalem a 50 pontos cada. Ao final da semana, elas entregam as fichas para a turma (ou até duas turmas) que melhor mantiveram a limpeza e organização da sala durante a semana.
- Perda de pontos: para cada aluno que chega atrasado são descontados 10 pontos de sua turma.
O placar é, portanto, atualizado
semanalmente e além dos critérios semanais permanentes de pontuação, a cada
quinzena é realizado um desafio entre as turmas. A turma vencedora do desafio
recebe 300 pontos e tem a chance de alavancar o seu placar. A fim de que perfis
diferentes de turma possam ter a mesma chance de ganhar, os desafios se
intercalam entre quatro diferentes tipos: criatividade (como foi o caso do
Cosplay), atividade física, conhecimento e sorte.
Ao final do projeto, a turma
vencedora passará um dia em um resort da cidade.
[1] FONTE: Wikipédia
[2] Nome este escolhido pelos próprios alunos.