sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Escola Estadual Filomena Scatena Christófano se destaca no desempenho de leitura dos estudantes dos Anos Iniciais

 



A Escola Estadual Filomena Scatena Christófano, localizada no município de Alfredo Marcondes, vem alcançando destaque nos resultados referentes a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.  

No mês de novembro de 2024 participou do 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP realizado na Diretoria de Ensino, com a presença da professora Adriana Fontolan, do 1º Ano, por sua abordagem pedagógica criativa, que cativou os alunos e os motivou a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita por meio dos jogos matemáticos e de alfabetização. Sua paixão pelo ensino e sua capacidade de conexão com os alunos foram fundamentais para o progresso alcançado!


                        Professora Adriana - Jogo no processo de alfabetização: ditado estourado.


Professora Adriana, PEC Fábia, Supervisora Rosângela e CGP Maria Eliza no 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP – Presidente Prudente

 

A Escola Filomena também obteve bons resultados no Índice de Fluência Leitora (IFL) dos alunos ao longo do ano de 2024. Esse desempenho notável é fruto do trabalho incansável e dedicado da equipe pedagógica, de todos os docentes, familiares e responsáveis e, principalmente, das professoras dos 2º anos A e B, Kelly Cristina dos Santos e Lucimara do Nascimento, que se destacaram pela dedicação ao ensino e melhoram a aprendizagem na leitura de seus estudantes.

 

Professoras Kelly Cristina dos Santos e Lucimara do Nascimento em formação continuada

 

Conforme aponta o gráfico abaixo, a escola demonstrou avanço significativo no indicador de leitura de 64% de leitores em 2023 para 79% em 2024.


 Avaliação de Fluência Leitora 2024

Fonte: CAEd/PARC (2024)

 

Além de melhorar a quantidade de estudantes leitores, as professoras dos 2º anos, conseguiram diminuir os estudantes no perfil pré-leitores (estudantes que ainda não reconhecem todas as letras do alfabeto, leem apenas algumas letras do alfabeto ou leem silabando).  Esse percentual caiu de 35% em 2023 para 15% em 2024. Isso significa que, quanto menos estudantes temos nesse perfil, mais alunos leitores a escola possui.  


Fonte: CAEd/PARC (2024)

 

A coordenadora de gestão pedagógica, Maria Eliza e a Vice-diretora Helena Braiani, desempenharam papel fundamental e eficaz para melhorar a fluência leitora dos alunos por meio de formação continuada, monitoramento das ações e apoio aos docentes e estudantes.  

 


Coordenadora em formação continuada na ATPC: Maria Eliza de Oliveira

 

A dedicação destes profissionais, juntamente com outros das escolas da rede municipal de ensino pertencentes a região de Presidente Prudente, possibilitou premiação à nossa Diretoria de Ensino.

Dirigente Regional de Ensino Substituo, José Aparecido Monteiro da Silva

 

Os resultados alcançados pela Escola Filomena S. Christófano e os Municípios Parceiros, demonstram a eficácia do trabalho em equipe e a dedicação dos profissionais envolvidos. A região se destaca como um modelo de excelência em educação, e o desempenho de todos da Escola Filomena S. Christófano é um orgulho para a comunidade de Alfredo Marcondes.