quarta-feira, 5 de março de 2025

Reunião do Programa Alfabetiza Juntos SP discute avanços e desafios na alfabetização em Presidente Prudente

 

No dia 14 de fevereiro de 2025, a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, em São Paulo, sediou uma reunião de trabalho do Programa Alfabetiza Juntos SP. O evento, realizado no anfiteatro da Diretoria de Ensino, contou com a presença de dirigentes regionais, supervisores, professores coordenadores dos anos iniciais e articuladores regionais, além de representantes da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O encontro teve como objetivo principal compartilhar práticas de gestão municipal essenciais para o desenvolvimento da alfabetização, além de apresentar os resultados alcançados na Avaliação de Fluência em Leitura (AFL) pela Rede Estadual de Ensino e pelos municípios jurisdicionados à Diretoria de Presidente Prudente. A reunião também buscou fortalecer a parceria entre a Diretoria de Ensino e os municípios, respeitando a autonomia dos entes federativos e reforçando o Regime de Colaboração estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e decretos federais e estaduais recentes.

Programa Alfabetiza Juntos SP: Uma política pública de apoio às redes municipais

O Programa Alfabetiza Juntos SP foi um dos principais temas da reunião. Visa apoiar as redes municipais na implementação de uma política pública efetiva, oferecendo materiais didáticos, formações, plataformas de monitoramento da aprendizagem e outras ações que contribuam para a alfabetização das crianças. Durante a apresentação, foram contextualizadas as iniciativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Regime Nacional de Alfabetização (Renalfa) e do próprio Alfabetiza Juntos SP.

 Avaliação de Fluência em Leitura (AFL): Resultados e próximos passos

A Avaliação de Fluência em Leitura (AFL) foi outro ponto central da reunião. A AFL é uma iniciativa que monitora o desenvolvimento das competências básicas dos alunos em relação à leitura, permitindo que as redes de ensino ajustem suas estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem. Durante o evento, foram divulgados os resultados da AFL e apresentado o cronograma da avaliação para o ano de 2025.


Fonte: Plataforma CAED. Gráfico de avanço da Regional de Presidente Prudente. 2024

Literatura e alfabetização

A leitura literária teve destaque na reunião, com a apresentação da formadora Selite Gomes, do município de Regente Feijó, que compartilhou a experiência com o livro Os dengos na Moringa de Voinha, de Ana Fátima, destacando a importância da literatura no processo de alfabetização.


Em seguida, o município de Alfredo Marcondes apresentou por meio da Secretária de Educação, Célia Cristina Silva Mathias, as ações que precedem o processo de alfabetização e demonstrou o empenho realizado para ofertar as melhores condições de ensino às crianças.


Plano de Trabalho Anual (PTA) e reconhecimento às boas práticas

O Plano de Trabalho Anual (PTA) foi discutido como uma ferramenta essencial para analisar os indicadores de ensino e aprendizagem, além de consolidar ações sistemáticas de monitoramento e retomada das atividades. Durante o evento, também foi destacado o Prêmio Nacional Criança Alfabetizada, que reconhece simbolicamente as ações dos estados, municípios e Distrito Federal na promoção da alfabetização na idade certa. Da nossa Regional 10 municípios foram contemplados com o Selo Ouro e um com o Selo Prata. Parabéns a todos! 



Encerramento com reflexão sobre a educação


A reunião foi encerrada pelo Dirigente Regional de Ensino, Rone Leite Andrea, que reforçou a importância do trabalho conjunto entre estado e municípios para garantir a alfabetização das crianças. A citação da educadora Emília Ferreiro, "Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa", encerrou o evento.


Parabéns a todos os envolvidos!