No
dia 14 de fevereiro de 2025, a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, em
São Paulo, sediou uma reunião de trabalho do Programa Alfabetiza Juntos SP. O
evento, realizado no anfiteatro da Diretoria de Ensino, contou com a presença
de dirigentes regionais, supervisores, professores coordenadores dos anos
iniciais e articuladores regionais, além de representantes da UNDIME (União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O
encontro teve como objetivo principal compartilhar práticas de gestão municipal
essenciais para o desenvolvimento da alfabetização, além de apresentar os
resultados alcançados na Avaliação de Fluência em Leitura (AFL) pela Rede
Estadual de Ensino e pelos municípios jurisdicionados à Diretoria de Presidente
Prudente. A reunião também buscou fortalecer a parceria entre a Diretoria de
Ensino e os municípios, respeitando a autonomia dos entes federativos e
reforçando o Regime de Colaboração estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases
da Educação (LDB) e decretos federais e estaduais recentes.
Programa Alfabetiza Juntos SP: Uma política pública de apoio às redes municipais
O
Programa Alfabetiza Juntos SP foi um dos principais temas da reunião. Visa
apoiar as redes municipais na implementação de uma política pública efetiva,
oferecendo materiais didáticos, formações, plataformas de monitoramento da
aprendizagem e outras ações que contribuam para a alfabetização das crianças.
Durante a apresentação, foram contextualizadas as iniciativas do Compromisso
Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Regime Nacional de Alfabetização
(Renalfa) e do próprio Alfabetiza Juntos SP.
Avaliação de Fluência em Leitura (AFL): Resultados e próximos passos
A
Avaliação de Fluência em Leitura (AFL) foi outro ponto central da reunião. A
AFL é uma iniciativa que monitora o desenvolvimento das competências básicas
dos alunos em relação à leitura, permitindo que as redes de ensino ajustem suas
estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem. Durante o evento, foram
divulgados os resultados da AFL e apresentado o cronograma da avaliação para o
ano de 2025.
Fonte: Plataforma CAED. Gráfico de
avanço da Regional de Presidente Prudente. 2024
Literatura
e alfabetização
A
leitura literária teve destaque na reunião, com a apresentação da formadora
Selite Gomes, do município de Regente Feijó, que compartilhou a experiência com
o livro Os dengos na Moringa de Voinha, de Ana Fátima, destacando a
importância da literatura no processo de alfabetização.
Em
seguida, o município de Alfredo Marcondes apresentou por meio da Secretária de Educação,
Célia Cristina Silva Mathias, as ações que precedem o processo de alfabetização
e demonstrou o empenho realizado para ofertar as melhores condições de ensino às
crianças.
Plano
de Trabalho Anual (PTA) e reconhecimento às boas práticas
O Plano de Trabalho Anual (PTA) foi discutido como uma ferramenta essencial para analisar os indicadores de ensino e aprendizagem, além de consolidar ações sistemáticas de monitoramento e retomada das atividades. Durante o evento, também foi destacado o Prêmio Nacional Criança Alfabetizada, que reconhece simbolicamente as ações dos estados, municípios e Distrito Federal na promoção da alfabetização na idade certa. Da nossa Regional 10 municípios foram contemplados com o Selo Ouro e um com o Selo Prata. Parabéns a todos!
Encerramento
com reflexão sobre a educação
A
reunião foi encerrada pelo Dirigente Regional de Ensino, Rone Leite Andrea, que
reforçou a importância do trabalho conjunto entre estado e municípios para
garantir a alfabetização das crianças. A citação da educadora Emília Ferreiro,
"Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que
escutam, há uma criança que pensa", encerrou o evento.
Parabéns a todos os envolvidos!