quarta-feira, 2 de abril de 2025

Formação de Professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental: qualificação para o desenvolvimento e aprendizagem.

 

Sobre o Programa Alfabetiza juntos SP

O programa Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da SEDUC/SP voltada para fortalecer a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco na formação continuada de professores, o programa oferece encontros formativos, materiais pedagógicos estruturados e estratégias de avaliação diagnóstica para garantir a aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Baseado no Currículo Paulista, o Alfabetiza Juntos SP promove práticas colaborativas, metodologias ativas e o uso de dados para planejar intervenções personalizadas, visando reduzir as desigualdades educacionais e assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados na idade certa. 

Nova parceria

No ano de 2025, o SESI-SP, presente em vários municípios do Estado e atendendo mais de 90.000 mil estudantes, integra as ações do Programa Alfabetiza juntos SP. O Sistema prioriza sequências didáticas desafiadoras e diversificadas, organizadas de forma a provocar o diálogo, a reflexão e o debate com a intenção de estimular os estudantes a procurar soluções criativas para as atividades propostas e situações do cotidiano. Diante desse contexto, houve o estabelecimento de uma parceria entre a SEDUC/SP e o SESI/SP que juntos, objetivam garantir a alfabetização das crianças na idade certa (até o 2º ano do Ensino Fundamental), promovendo um desenvolvimento integral e preparando-as para a trajetória escolar. Dentre as ações dessa parceria estão a oferta de formação continuada para professores e gestores da educação básica.


Início do Processo Formativo de 2025

Na última semana de março, a parceria se materializou com o encontro do Módulo 1, promoveu uma jornada de 6 horas, com foco nos estudantes do 1º e 2º Anos, no conhecimento estético e literário, além de estratégias de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática. Os participantes exploraram a obra "Diário das Coisas Impossíveis", de Paula Schiavon, em uma tertúlia literária, e discutiram práticas de devolutiva, monitoramento da aprendizagem e análise qualitativa de dados. O currículo integrado foi abordado por meio de reflexões sobre o Currículo Paulista e pílula ERER, incentivando a conexão entre teoria e prática.


No que concerne à Matemática, o debate centrou-se no papel da avaliação, com análise de escritas numéricas de estudantes e planejamento de intervenções pedagógicas. Referências como Luckesi (2011) e Lerner (2016) embasaram as discussões, destacando a importância de instrumentos significativos e da colaboração entre docentes. A formação reforçou a necessidade de ações efetivas para impactar positivamente a aprendizagem dos alunos.


O 2º dia de formação, com foco no 3º ao 5º Anos, também abordou temas essenciais como avaliação, mediação literária e integração curricular. Os participantes refletiram sobre o conto "Como os campos", de Marina Colasanti, discutindo o papel do professor como formador de leitores. Em Língua Portuguesa, foram exploradas práticas de avaliação qualitativa, devolutivas colaborativas e a análise de instrumentos pedagógicos, com destaque para o vídeo "Avaliação: Caminhos para Aprendizagem" e atividades baseadas no livro "Zoom", de Istvan Banyai.


No eixo de Matemática, visou a avaliação como ferramenta para planejar intervenções pedagógicas, com ênfase na resolução de problemas e nas estratégias dos estudantes. Referências como Luckesi (2011) e Hoffmann (2014) embasaram as discussões, reforçando a importância de uma avaliação mediadora e significativa. A formação encerrou com a elaboração de um painel de soluções, incentivando a troca de experiências entre os educadores.


Parabéns a todos os envolvidos!