quarta-feira, 8 de junho de 2016

Orientações para aplicação da Avaliação da Aprendizagem em Processo - junho de 2016

Orientações para aplicação da Avaliação da Aprendizagem em Processo – Décima Segunda Edição - Segundo Bimestre - junho de 2016

As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP de 2016 ocorrerão com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

A AAP será referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE, compondo aproximadamente 80% das provas. O percentual restante - cerca de 20% - contemplará habilidades da Matriz de Avaliação do SARESP.

As provas da 12ª edição serão assim constituídas:
No Ensino Fundamental - Anos Iniciais
a) 1º ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas; Matemática: 7 questões abertas;
b) 2º ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas e 1 de múltipla escolha; Matemática: 6 questões abertas e 2 de múltipla escolha;
c) 3º ano - Língua Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 5 questões abertas e 3 de múltipla escolha;
d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha;
e) 5º ano - Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha.

No Ensino Fundamental - Anos Finais - e no Ensino Médio
Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla escolha; Matemática: 15 questões de múltipla escolha.

Cada caixa de prova, devidamente identificada por escola, contém 25 provas. A data base para coleta do quantitativo dos alunos: fevereiro de 2016. Em caso de falta de prova na escola, a Diretoria de ensino receberá uma reserva com 25 unidades de provas para atender às escolas.

A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e sem a obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.

A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 20 de junho e 01 de julho de 2016.

As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.

Foi produzido, para cada disciplina, ano e série, o correspondente material pedagógico, sob o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo:
a) Apresentação;
b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da prova;
c) Prova do Aluno;
d) Gabarito;
e) Instruções para aplicação e orientações para correção (Anos Iniciais do EF);
f) Grade de correção e recomendações pedagógicas.

Os resultados das provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se encontrará aberto para esta finalidade a partir de 20 de junho até 05 de agosto de 2016.