quarta-feira, 27 de julho de 2016

SENAC - “Sala Social: reflexões e diálogos”.


O Senac Presidente Prudente, convida você para compartilhar saberes e experiências no evento:“Sala Social: reflexões e diálogos”.

Programação:
Educação Socioemocional - um desafio para as famílias e escolas no enfrentamento da violência
31/8/2016 das 19 às 22 horas
Evento gratuito. Vagas limitadas.

Um dia brigamos com o marido por causa da louça suja na pia; no outro, o filho bate a porta, chateado porque não conseguiu permissão para sair. As vozes se exaltam, as opiniões se polarizam. Tudo se torna um eu-contra-eles, uma partida de perde-perde, em que falhamos em conciliar posições, necessidades, ideias. Quando nos deparamos com essas situações, reagimos como fomos ensinados. Se um motorista nos fecha na rua, brigamos. Se o filho desobedece, gritamos. Se o colega de trabalho posta uma opinião de que discordamos, xingamos de “coxinha” ou “petralha”. E assim seguimos, firmemente atados às nossas convicções, em um diálogo de surdos. Mas o que aconteceria se, em vez de reagir como normalmente fazemos, pudéssemos fazer diferente? Se, em vez de raiva, gritos, ironias, pudéssemos exercitar a escuta, praticar a empatia, tentar entender genuinamente o ponto de vista do outro? Será que não conseguiríamos resultados melhores? É essa a aposta da chamada Educação Socioemocional, uma abordagem para lidar de forma mais compassiva consigo mesmo e com os relacionamentos humanos, das relações mais íntimas aos conflitos políticos globais mais complexos, a partir do reconhecimento e do manejo de emoções desconfortáveis, as canalizando de forma positiva, como catalizadoras da aprendizagem.

Faça parte desse encontro e traga o seu jeito de fazer e de pensar sobre as questões sociais e as possibilidades de inovação nessa área.

Palestrante:
Andrea dos Santos Pereira Nunes - graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. Em 2013, assumiu a coordenação do Programa Senac de Cultura de Paz e desde então, vem estudando as origens e o papel da educação no enfrentamento da violência.

Participe e convide outra pessoa de seu relacionamento ou de seu trabalho, que tenha proximidade com o tema.

Confirme sua presença até o dia 20 de agosto de 2016, com a Iraiana Mariotte, pelo e-mailiraiana.rmariotte@sp.senac.br ou telefone 18 3344-4449.