DOE 23/08, página 32.
Comunicado Conjunto CGEB-CIMA
s/nº, de 22-8-2016 Avaliação da Aprendizagem em Processo - Décima Terceira
Edição - Terceiro Bimestre - Setembro de 2016.
A Coordenadoria de Gestão
da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento
e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas
unidades escolares;
- diagnosticar, por meio
de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que
necessitam de atenção imediata, atendendo ao disposto nas Resoluções SE
68/2013, 71/2014, 73/2014 e 27/2015;
- subsidiar as atividades
de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo,
especialmente, nesta edição, para o quarto bimestre; e de
- subsidiar as escolas e
docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que
resultem em planos de ação para os processos de recuperação da
aprendizagem.
Comunicam que:
1 - As ações da Avaliação
da Aprendizagem em Processo - AAP de 2016
ocorrerão com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a
alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas
as séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o
desenvolvimento do currículo, também se constituem em instrumentos
investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e
habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não
consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para
o desenvolvimento do currículo em sala de aula.
3- A AAP será referenciada pelos conteúdos e habilidades
constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP, elaborada pela CGEB, para
todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também
disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE.
4- Na presente edição
serão avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o terceiro
bimestre na MAP, mencionada no item 3, para as disciplinas de Língua Portuguesa
e Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio,
compondo aproximadamente 80% das provas.
4.1 - O percentual restante - cerca de 20% - contemplará habilidades da Matriz de Avaliação do SARESP, selecionadas conforme desempenho na plataforma Foco Aprendizagem.
4.1 - O percentual restante - cerca de 20% - contemplará habilidades da Matriz de Avaliação do SARESP, selecionadas conforme desempenho na plataforma Foco Aprendizagem.
5- As provas da 13ª edição
serão assim constituídas:
5.1- No Ensino Fundamental - Anos Iniciais
a) 1º ano - Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
b) 2º ano - Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
c) 3º ano - Língua Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha;
e) 5º ano - Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha.
5.2 - No Ensino Fundamental - Anos Finais - e no Ensino Médio Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla escolha; Matemática: 15 questões de múltipla escolha.
5.1- No Ensino Fundamental - Anos Iniciais
a) 1º ano - Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
b) 2º ano - Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
c) 3º ano - Língua Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha;
e) 5º ano - Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha.
5.2 - No Ensino Fundamental - Anos Finais - e no Ensino Médio Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla escolha; Matemática: 15 questões de múltipla escolha.
6- A unidade escolar
organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos
anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas
duplas e sem a obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da
disciplina.
7- A aplicação deve ser
programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 28
de setembro a 11 de outubro de 2016.
8 - O material de
aplicação da AAP (provas) será entregue
impresso para as Diretorias de Ensino, organizado em caixas com o título
“Avaliação da Aprendizagem em Processo”, devidamente identificadas com o nome
da escola, disciplina, total de provas e total de caixas, dentro das quais as
avaliações estarão organizadas por ano e série, em pacotes com 25 provas cada
um.
O conjunto de documentos referentes a este item é composto por:
O conjunto de documentos referentes a este item é composto por:
8.1- Provas
de Língua Portuguesa para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental;
8.2- Provas
de Língua Portuguesa para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
8.3- Provas
de Língua Portuguesa para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
8.4- Provas
de Língua Portuguesa com Produção de Texto para turmas do 4° ano do Ensino
Fundamental;
8.5- Provas de Língua Portuguesa com Produção de Texto para turmas
do 5° ano do Ensino Fundamental;
8.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas
do 6° ano do Ensino Fundamental;
8.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas
do 7° ano do Ensino Fundamental;
8.8- Provas de Língua Portuguesa para turmas
do 8° ano do Ensino Fundamental;
8.9- Provas de Língua Portuguesa para turmas
do 9° ano do Ensino Fundamental;
8.10- Provas de Língua Portuguesa para turmas
da 1ª série do Ensino Médio;
8.11- Provas de Língua Portuguesa para turmas da
2ª série do Ensino Médio;
8.12- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª
série do Ensino Médio;
8.13- Provas de Matemática para turmas do 1° ano do
Ensino Fundamental;
8.14- Provas de Matemática para turmas do 2° ano do Ensino
Fundamental;
8.15- Provas de Matemática para turmas do 3° ano do Ensino
Fundamental;
8.16- Provas de Matemática para turmas do 4° ano do Ensino
Fundamental;
8.17- Provas de Matemática para turmas do 5° ano do Ensino
Fundamental;
8.18- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino
Fundamental;
8.19- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino
Fundamental;
8.20- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino
Fundamental;
8.21- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino
Fundamental;
8.22- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino
Médio;
8.23- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
8.24- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
9 - As provas mencionadas no
item 8 do presente comunicado foram impressas a partir de
quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria,
obedecendo, para cada unidade, a data base de fevereiro de 2016, cuja
quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25, de forma a garantir o
atendimento integral das respectivas demandas.
10 - Além das caixas de provas
destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares de
todas as provas mencionadas no item 8, dos anos/séries atendidos na respectiva
jurisdição, na quantidade equivalente a um pacote de 25 por ano, série e
disciplina, para eventuais atendimentos específicos regionais.
11 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado -
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio
CAPE.
12 - O período programado para
a entrega das provas desta edição, previamente agendado pelo fornecedor com
cada Diretoria, foi de 22 de agosto a 09 de setembro de 2016.
12.1 - Na ocorrência de problemas com a entrega, enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov. br.
12.1 - Na ocorrência de problemas com a entrega, enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.
13 - Foi produzido, para cada
disciplina, ano e série, o correspondente material pedagógico, sob o título
“Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo: a)
Apresentação; b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da
prova; c) Prova do Aluno; d) Gabarito; e) Instruções para aplicação e
orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e
recomendações pedagógicas.
14 - Os materiais “Prova do
Aluno” do 3º Bimestre, constantes do item 8 e os correspondentes “AAP -
Caderno do Professor”, mencionados no item 13, serão publicados na intranet ,
espaço do servidor, nas bibliotecas CGEB e CIMA com o título: AAP 13ª
Edição - 3º bimestre de 2016.
15 - Os resultados das
provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se
encontrará aberto para esta finalidade no período 28 de setembro a 14 de
outubro de 2016.
16 - A incorporação dos
resultados inseridos no SARA, conforme o item 15, está programada para ocorrer
na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos
mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as
habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de
Ensino.
17 - As diferentes atividades a
serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores
Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e
Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.