quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Controle da Devolução dos Livros Didáticos do PNLD.

            Informamos que chegou a hora de registrar a quantidade de livros devolvidos pelos alunos e professores (por título, componente e série) dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio, para reutilização em 2017.
O controle da devolução dos livros favorece a execução do PNLD e possibilita o cálculo do percentual de devolução em cada escola. Dessa forma, as escolas podem avaliar as reais necessidades de livros, realizar o remanejamento e solicitar livros da reserva técnica, promovendo o uso adequado dos recursos públicos e ambientais.
O FNDE estabeleceu como meta, a devolução de 90% dos livros distribuídos aos alunos e professores. Lembramos que não há necessidade de recolher os livros consumíveis. Para saber se o livro é reutilizável ou consumível, basta verificar a 4ª capa de cada livro, abaixo do hino nacional.
Quanto aos livros do PNLD 2014, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental, cada escola deverá efetuar o desfazimento total, conforme dispõe a Resolução nº 83/2013 e Lei Estadual nº 14.470/2011, já que todos os alunos desse segmento receberão livros novos de todas as disciplinas, em 2017.

Responsáveis: Christina – chris.pcop@gmail.com; Marta – mafrafm@hotmail.com; Cláudio – claudrobert2015_prof@hotmail.com