terça-feira, 23 de maio de 2017

1º Seminário Integrado: um olhar para as deficiências e para as dificuldades de aprendizagem




1º Seminário Integrado: um olhar para as deficiências 
e para as dificuldades de aprendizagem


Data: 25 de maio de 2017, quinta-feira
Horário: das 8h00 às 17h00 – Almoço: das 12h00 às 13h30
Local: na Diretoria de Ensino

OBJETIVO: refletir sobre adaptações curriculares para alunos com deficiência e estratégias/recursos para ensinar alunos com dificuldades de aprendizagens.

PÚBLICO-ALVO: 3 educadores por Unidade Escolar, conforme convocação - Ofício circular: 25/2017.

COORDENAÇÃO GERAL: Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa

MOMENTO 1: Abertura no Anfiteatro – às 8 horas: orientações para o trabalho na escola
MOMENTO 2: Oficinas (Manhã: das 8h30 às 12h00 com pausa para o café das 10h00 às 10h20)
                                          (Tarde: das 13h30 às 17h00 com pausa para o café das 15h00 às 15h20)

ATENÇÃO:
Cada um dos representantes da escola participará de duas oficinas, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde. Cabe à escola definir apenas 1 (um) participante por oficina em cada período (por uma questão de logística, as salas das oficinas comportam até 45 pessoas). Assim, ao final do evento cada representante terá participado de duas oficinas e, em parceria com os demais colegas da escola, somarão 6 (seis) oficinas a serem repassadas aos demais professores da unidade escolar.


OFICINA 1 – LEITURA E SURDEZ: O TRABALHO COM ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Responsável: PCNP Caroline Rezende de Souza

A partir de uma experiência aplicada no 7º ano (turma com aluno Deficiente Auditivo - DA), a oficina pretende refletir sobre a importância das estratégias de leitura em todas as disciplinas do currículo para favorecer a aprendizagem. 

Local: Auditório 
Período: Manhã
Público-alvo: 1 representante por escola, sendo Professor da sala de aula regular de qualquer disciplina ou Professor Coordenador

TRAZER PARA A OFICINA: 
Caderno do Professor de Ciências 9º ano volume 1.


OFICINA 2 – O USO DA TECNOLOGIA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE TODOS


Responsável: PCNP Mestre Marcos Leonel de Souza

Discutir possibilidades de uso da tecnologia para favorecer o ensino de Matemática em turmas com dificuldade de aprendizagem, tendo como parâmetro uma atividade aplicada em turma de 6º ano.

Local: Sala 43 
Período: Manhã
Público-alvo: 1 representante por escola, sendo Professor da sala de aula regular de qualquer disciplina ou Professor Coordenador


OFICINA 3 – SABERES E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS


Responsável: PCNP Mestra Gilda Pereira da Silva

Conceituar o procedimento de adaptação curricular de acordo com as diretrizes estaduais, enfatizando o papel do Professor Coordenador na orientação dos professores da sala de aula regular.

Local: Sala 44
Período: Manhã
Público-alvo: Somente 1 Professor Coordenador por escola


OFICINA 4 – UMA AULA PARA TODOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS


Responsáveis: PCNP Magna Lane dos Santos Pena e PCNP Claudio Roberto da Silva

A oficina propõe uma adaptação curricular exemplificada com o currículo de Ciências, a partir de uma experiência aplicada no 7º ano (turma com aluno Deficiente Visual - DV).

Local: Auditório 
Período: Tarde
Público-alvo: 1 representante por escola, sendo Professor da sala de aula regular de qualquer disciplina ou Professor Coordenador

TRAZER PARA A OFICINA: 
Caderno do Professor e do Aluno de Ciências 7º ano volume 1.


OFICINA 5 – ATIVIDADE LÚDICA COMO ESTRATÉGIA PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM


Responsáveis: PCNP Dra. Glaucia Aparecida Rosa Cintra

Ressignificar o papel da ludicidade para ensinar turmas com dificuldade de aprendizagem. A oficina apresenta uma adaptação curricular de Geografia em uma turma do 7º ano.

Local: Sala 43 
Período: Tarde
Público-alvo: 1 representante por escola, sendo Professor da sala de aula regular de qualquer disciplina ou Professor Coordenador

TRAZER PARA A OFICINA: 
Caderno do Professor de Geografia 7º ano volume 1.

OFICINA 6 – ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS NO ENSINO MÉDIO

Responsáveis: PCNP Ruth Maria Gripp Barbedo de Freitas e Marta Ferreira Mafra

Analisar possibilidades de adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual, considerando a aplicação de uma atividade realizada com alunos TGD (autista) e com síndrome do X-frágil, das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Local: Sala 44 
Período: Tarde
Público-alvo: 1 representante por escola, sendo Professor da sala de aula regular de qualquer disciplina ou Professor Coordenador

TRAZER PARA A OFICINA: 
Caderno do Professor e do Aluno de Biologia 3ª série volume 1
Caderno do Professor e do Aluno de Física 2ª série volume 2

Naide Videira Braga
Dirigente Regional de Ensino
Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa
Diretora do Núcleo Pedagógico

Mestra Patrícia Herrera Bonati
Supervisora de Ensino
Rosângela Sant’Ana Fachiano
Supervisora de Ensino