quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Avaliação diagnóstica de hipóteses de escrita

Esta informação refere-se ao Ofício Circular nº 02/2018, encaminhado às escolas em 25/01/2018.

Prezado Diretor,

Solicitamos a aplicação da avaliação de sondagem de hipóteses de escrita para os alunos não alfabéticos de acordo com as orientações anexas.  

As amostras de escrita e a planilha deverão ser encaminhadas para o Núcleo Pedagógico por meio do endereço eletrônico depprnpe@educacao.sp.gov.br,  aos cuidados da PCNP Aisa Andrade (telefone 3226-3764 ou 3226-3753) – até 23/02/2018.

Período de aplicação em sala de aula: de 05 a 09 de fevereiro.

Aplicar em todas as turmas do 6º Ano. Se necessário, é possível aplicar em alguns alunos de outras séries e anos, diante de provável caso de escrita não alfabética.

Procedimentos:
1º passo: Aplicar em todos os alunos de 6º ano a Reescrita de texto (anexo 1), para identificar alunos que não escrevem convencionalmente.
2º passo: Aplicar somente para os alunos que não produziram um texto convencional no passo 1 a Sondagem de hipóteses de escrita (anexo 2). Para identificar o que cada aluno sabe sobre a língua que se escreve.
3º passo: Preencher a Planilha (anexo 3) com os dados das sondagens – apenas com os casos de alunos não alfabéticos.
4º passo: Encaminhar para o Núcleo Pedagógico (somente dos alunos não alfabéticos) cópias escaneadas do anexo 1, do anexo 2 e a planilha preenchida.

Observação: Caso a escola realize o passo 1 e não encontre alunos com dificuldades de escrita alfabética, é necessário o preenchimento do anexo 3 e envio dele para o Núcleo Pedagógico com a seguinte informação: “após aplicação da sondagem, não foram identificados alunos com dificuldades na escrita alfabética”.

Em hipótese alguma essa sondagem deve ser usada para remanejamento ou reorganização de turmas, pois esta Diretoria de Ensino não incentiva a tentativa de formação de turmas homogêneas.
                                                                                                                                                                    Atenciosamente,
Alice Maria de Aguiar Filgueiras Correa
Dirigente Regional de Ensino Substituta