quarta-feira, 21 de março de 2018

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA


Estamos nos aproximando do dia 06 de abril, data em que comemoraremos o Dia Estadual e o Dia Mundial da Atividade Física. Mundialmente, em 2018, o tema será “SEJA ATIVO TODOS OS DIAS! ”.

A Secretaria de Estado da Educação apresenta sua preocupação com a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, apoiando as diferentes ações escolares para a promoção da atividade física regular.
Desse modo, a CGEB orienta as Diretorias de Ensino para que incentivem as escolas de sua jurisdição a promoverem um evento de comemoração ao Dia Mundial e Estadual da Atividade Física e, também, ações permanentes visando a prática regular de atividade física.

O evento de comemoração poderá ser realizado na semana compreendida entre         2 e 8 de abril de 2018. Poderão ser planejadas, também, ações permanentes a serem realizadas durante o ano letivo. Essas ações, relativas à prática da atividade física, poderão ocorrer, inclusive, durante as aulas de Educação Física com o desenvolvimento do Currículo e durante as aulas de ACD.

Essas comemorações configuram-se numa oportunidade para incentivar a adesão das pessoas ao hábito da prática regular da atividade física, haja vista os benefícios que a mesma pode promover à saúde e qualidade de vida da população, bem como na prevenção do sedentarismo. As ações de comemoração, pontuais e permanentes, podem ocorrer na Diretoria de Ensino e nas escolas, envolvendo funcionários, supervisores de ensino, alunos, professores e demais membros da comunidade, durante o mês de abril, podendo estender-se ao longo do ano.

O registro contínuo dessas ações (imagens, depoimentos, número de participantes, etc.) é de suma importância para solidificar o trabalho realizado e estimular a promoção e troca de experiências entre as unidades escolares e Diretorias de Ensino do Estado. As DE e unidades escolares poderão criar seus próprios instrumentos de registro e apresentá-los ao longo do mês de abril.

A SEE, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, junto ao Portal Agita, tem um canal para divulgação das ações. As DE e as escolas devem registrar as ações que pretendem realizar para o evento e em continuidade.

Para o registro das ações, cada DE e cada Escola deve acessar o site http://portalagita.org.br/pt/, seguindo os seguintes passos: 
Clicar em:
 1)  Dia Mundial da AF – Registre sua Ação;
 2)  Registre sua Ação - Preencher os campos
 3)  Enviar.

Para participar enviar sua experiência para compor a publicação dos trabalhos de Boas Práticas até 26/03/2018, seguir os seguintes passos:
Clicar em:
1)   Boas Práticas – Registre sua Ação;
 2)  Preencher os campos e
 3)  Enviar.  

Orienta-se que as atividades e projetos desenvolvidos estejam de acordo com os princípios da Educação Inclusiva.

Mais informações com PCNP Educação Física -  André Ribeiro – 322637