quinta-feira, 5 de abril de 2018

Palestra “O estudo de raios-X na escola” - Projeto Física para Todos – 07/04


      No dia 7 de abril (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Fernando Garcia, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará da palestra “Xperimentando com o invisível: o estudo de raios-X na escola”, no âmbito do Projeto Física para Todos.

      Confira o resumo da palestra: Se você não é um estudante ou um profissional de áreas científicas, como a Física, Química ou Biologia, é bastante difícil convencê-lo de que a ciência dos raios-X é regida pelas mesmas leis e modelos que estão por trás da formação de um arco-íris ou do padrão de cores na superfície de uma bolha de sabão. O raio-X, afinal, é invisível. Porém, tanto a luz quanto os raios-X são radiações eletromagnéticas e, portanto, sujeitas às mesmas leis.

      Como introduzir e trabalhar essa ideia com estudantes de Ensino Médio? No instituto de Física da USP, desenvolvemos o Projeto Xperiência, visamosapresentar a ciência de raios-X como um campo interdisciplinar, dando ao estudante a oportunidade de colocar a “mão na massa”. Afinal, se você não pode ver os raios, que ao menos você possa colocar suas mãos em algum instrumento que os "enxerga".
      As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/node/348. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo - SP.