quarta-feira, 8 de agosto de 2018

4º Concurso de redação da Defensoria Pública da União – envio de redações até 12/10


Prezado Diretor e Professor Coordenador,

O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), da Secretaria de Educação (SEE), em articulação com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e FUNAP, divulga a todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede estadual o lançamento do 4º Concurso de redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), que tem como tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”.

O concurso é destinado a todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas e adultos em situação de privação de liberdade no sistema prisional, matriculados em classes da educação básica ofertada pela rede pública.

Segundo o edital, cabe aos professores trabalhar o tema e incentivar seu debate com os alunos, orientando a elaboração das redações em sala de aula.

Os gestores das unidades escolares serão responsáveis pela inscrição dos alunos e envio da redação (digitalizada) no site da DPU. As redações poderão ser enviadas até o dia 12 de outubro de 2018

Os resultados serão divulgados até o dia 7 de novembro e haverá uma cerimônia de encerramento do concurso no dia 7 de dezembro, na sede da DPU, em Brasília/DF.

É importante ressaltar que, conforme o edital do concurso, aos alunos que tiverem suas redações submetidas à banca examinadora do concurso será encaminhado um certificado de participação no 4º Concurso de Redação, assinado pela Defensoria Pública da União e pelo Departamento Penitenciário Nacional, atestando 12h (doze horas) de atividades para fins de remição da pena.

As informações completas sobre as inscrições e o edital que regulamenta o concurso estão disponíveis no site: http://www.dpu.def.br/concursoderedacao. No site também há uma cartilha com informações para os professores.