sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PNLD Literário 2018

Prezado Diretor e Professor Coordenador,

O Decreto Federal 9.099/2017 dotou o PNLD de novas atribuições, incluindo a oferta de obras literárias. A escolha do PNLD Literário 2018 estava prevista para ter início dia 25 de setembro e término em 8 de outubro, porém a data para começo foi adiada. Segundo a SEE, escolha do PNLD Literário 2018 está prevista para ocorrer na primeira quinzena de outubro. Logo que o dia de abertura da seleção de títulos for divulgado informaremos.  De acordo com FNDE tanto o guia como o passo a passo serão disponibilizados em breve. Confira abaixo algumas instruções:

1. Participação 
Participarão do processo as unidades escolares constantes do Censo Escolar 2017 dos seguintes segmentos:

a) Educação Infantil: creches e escolas públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público escolherão acervo para sala de aula; 
b) Anos Iniciais: 1º ao 3º ano escolherão acervo para sala de aula; 4º e 5º anos escolherão acervo para a Sala de Leitura e dois livros para cada aluno; 
c) Ensino Médio: escolherá acervo para a Sala de Leitura e dois livros para cada aluno; 

OBS: os Anos Finais do Ensino Fundamental não farão escolha. 

2. Registro 
O registro será realizado no PDDE-Interativo, por meio do CPF da direção da escola e senha pessoal, que deverá ser mantida sob sigilo. Caso a direção ainda não tenha acesso, o interlocutor dos Programas MEC nas DE poderá auxiliar. 



3. Processo de escolha 
a) Análise do Guia PNLD Literário 2018 (disponível no portal do FNDE) com professores e equipe pedagógica, que terão acesso ao conteúdo de todas as obras aprovadas por meio do Guia; 
b) Consulta ao passo a passo, também, disponível no portal do FNDE; 
c) Escolha das melhores opções para a escola. 
4. Caráter Participativo 
A escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD Literário 2018 (disponível no portal do FNDE).

Lembramos que, durante o período de registro da escolha, não é permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências da escola e DE, conforme Resolução 15/2018 CD-FNDE. 

Demais informações poderão ser obtidas no portal do FNDE (www.fnde.gov.br) >> Programas >> Programas do Livro >> Livro Didático >> Escolha PNLD Literário 2018. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o endereço pnld@educacao.sp.gov.br.

Acesse no link a seguir as orientações gerais do PNLD Literário 2018.


Equipe na DE:
Supervisor de Ensino: Helena – Fone: 3226-3736
PCNP de Ciências: Magna – Fone 3226-3765
PCNP  de Física: Marta Mafra – Fone: 3226-3758
PCNP  dos Anos Iniciais: Caroline – Fone: 3226-3751
PCNP  dos Anos Iniciais: Aisa – Fone: 3226-3764