terça-feira, 4 de setembro de 2018

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) – Carta de Agradecimento e esclarecimento

Prezado Diretor e Professor Coordenador,

A Comissão Organizadora Estadual de São Paulo (COE-SP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) parabenizam todos os profissionais das escolas da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente envolvidos(as) no processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA) e agradecem por sua grande contribuição para o fortalecimento da Educação Ambiental no Estado de São Paulo.

Destacamos que o empenho e a dedicação de cada Diretor, Professor Coordenador e Professores para o alcance dos objetivos da Conferência, principalmente com a mobilização das escolas e o apoio na realização das etapas do processo, contribuindo para a formação integral dos estudantes, o exercício da participação social, a leitura crítica de questões socioambientais, o protagonismo infantojuvenil e a construção de políticas públicas de meio ambiente.

A CGEB, por meio de Boletim esclareceu alguns pontos a respeito da seleção dos participantes para a Etapa Estadual, realizada no dia 14 de junho. Como é de conhecimento de todos, no dia 07 de junho, a COE-SP e a SEE-SP comunicaram publicamente, em seus canais oficiais (Blog, Facebook e Portal SEE), a redução no número de participantes da Etapa Estadual da V CNIJMA, com vistas a garantir sua realização, levando em consideração os percalços na transferência do recurso federal para o Estado de São Paulo. Tais percalços culminaram em atrasos que inviabilizaram o processo de licitação necessária para a contratação dos serviços de transporte, alimentação e hospedagem de todos os participantes, conforme previsto inicialmente em Regulamento Estadual.

A nova lista divulgada naquela ocasião contemplava a participação de 31 escolas, representadas por seus/suas respectivos(as) delegados(as), frente às 100 escolas previstas anteriormente. Dessa forma, a COE-SP e a SEE-SP somaram esforços que possibilitaram a participação de estudantes dos 07 (sete) grupos de Regiões Hidrográficas do Estado de São Paulo, que por sua vez cumpriram o desafio de representar as 1.003 escolas paulistas que aderiram à V CNIJMA. O primeiro passo foi calcular novamente o número de escolas participantes em cada grupo de região hidrográfica, mantendo o critério da proporcionalidade. Em um segundo momento, realizamos a seleção das escolas participantes dentro de cada grupo a partir da lista anterior, considerando primeiramente os critérios relacionados aos projetos de ação: construção do projeto de forma colaborativa, democrática e participativa; diversidade das questões socioambientais que permeiam a temática Água; viabilidade de execução, consistência, conteúdo adequado, clareza e coerência com o tema; inovação e criatividade; e impacto na comunidade escolar e do entorno. Os critérios relacionados aos perfis das escolas e dos(as) delegados(as) foram utilizados secundariamente, considerando-se a importância da diversidade e da representatividade da participação para a qualidade do processo.

Todo esse processo foi realizado por um grupo de profissionais comprometidos com a V CNIJMA, que, desde o início, atuaram de maneira idônea, impessoal e cuidadosa na avaliação e seleção dos projetos. Assim, foi possível realizar uma Etapa Estadual com a participação de escolas de todo o Estado de São Paulo, urbanas e rurais, das redes estadual, municipal e particular, representadas por meninas e meninos, com diversidade étnico-racial.

A COE-SP e a SEE-SP seguem à disposição e somando esforços para dar continuidade à mobilização das escolas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, especialmente dos projetos construídos colaborativamente nas Conferências nas Escolas.

PCNP Glaucia/Geografia – Fone: 3226-3760