terça-feira, 2 de outubro de 2018

Professores da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente lançam e-book sobre "A Virtualização do Corpo na Educação Física"

Texto elaborado pelas professoras:
Jaqueline Costa Castilho Moreira (Docente da  FCT UNESP de Presidente Prudente) 
Edna Rute de Souza Branco (Professora aposentada e ex PCNP do Núcleo Pedagógico DERPP)

Professores-autores e o e-book. 2018.

Em 2016, foi oferecido o curso “Tecnologia e Movimento nas aulas de Educação Física” aos professores de Educação Física da região, pela parceria entre o Núcleo Pedagógico da DE Regional de Presidente Prudente/SP e o Grupo de Estudos Inovações Pedagógicas, Tecnológicas e suas Histórias (IPTECHI) do Departamento de Educação Física/FCT/UNESP. 

Uma das intencionalidades da formação de 30h era a de utilizar tecnologia da realidade escolar que possibilitasse uma implementação de jogos virtuais ativos nestes contextos. Para tanto, partiu-se da ideia de Levy, autor de “O que é o virtual?”, segundo o qual os games podem ser jogos de representação. E pensando no tema do curso... representações que envolvam movimentos do corpo todo, viabilizadas por tecnologia acessível de domínio público e leve, ou seja, que permitam compartilhar experiências e mediar. 

Durante as aulas foram abordados: Ginástica e Dança virtuais; materiais da área disponíveis no Acessa Escola; Currículo + e Banco Internacional de objetos digitais; Esportes específicos em ambiente virtual; RPG de mesa; Jogos de Tabuleiro e uma Maratona de Tapetes de Dança. 

Desafiados a aplicar em suas unidades, os professores encerraram a formação com a apresentação de seus projetos, equipamentos usados, metodologias, contextos de aplicação e lições aprendidas; tornando-se o material-base para os capítulos desse e-book artesanal.

Acesse gratuitamente o e-book pelo endereço:




Referência: 
MOREIRA, J. C. C.; BRANCO, E. R. S. A virtualização do corpo no currículo da Educação Física. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fJ6suBQGXFdhKp1xcPuJgZNYrf1wJSNs/view?usp=drivesdk. Acesso em 21 set. 2018.