segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Inscrição até 28/11 de apresentações para Seminário de Boas Práticas

Prezado Professor Coordenador,

No dia 7 de dezembro, acontecerá o 3º Seminário de Boas Práticas.

O objetivo geral do evento é disseminar ações pedagógicas relevantes que aconteceram nas escolas em 2018 e que ajudaram na aprendizagem dos alunos, para que sirvam como momento formativo e inspirem outras escolas e educadores, além de darem visibilidade e reconhecimento aos profissionais que as desenvolveram.

Uma boa prática pode envolver a coordenação da escola e os professores, ela evidencia resultados positivos na redução de problemas que interferem diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. Exemplo: A partir do trabalho do professor "Tal" que usou a metodologia ativa "x" (divulgada aos docentes em ATPC pelo coordenador), a turma de alunos "y" (que tinha muitas dificuldades com a aprendizagem de "tal habilidade" de Matemática) avançou na aprendizagem, pois há evidências disso nas avaliações bimestrais e nos dados dos Conselhos de Classe.

Vários projetos, programas e ações desenvolvidos em parceria com a DERPP ao longo do ano podem ser socializados nas Boas Práticas.  Alguns dos principais eixos/projetos são: 
- Programa São Paulo Faz Escola (SPFE) - desenvolvimento de ações do currículo nas diferentes disciplinas de 6º ano a 3ª série do ensino médio
- Sala de Leitura
- Ler e Escrever
- Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)
- Programa de Ensino Integral (PEI)
- Projeto de Alfabetização a partir do 6º ano
- Recuperação de Ciclo (RC)
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Grêmio Estudantil
- Mediação Escolar
- Programa Escola da Família
- Programas Federais (Novo Mais Educação; ProEMI)
- Ações de Educação Especial na sala regular
- Atividades Curriculares Desportivas (ACD)
- Centro de Estudos de Línguas (CEL)
Na sua escola há uma Boa Prática a ser compartilhada? Se há, entre em contato com o Núcleo Pedagógico (com o tutor da sua escola) até o dia 28/11 - quarta-feira - e manifeste o seu interesse em apresentar a Boa Prática.

Com a ajuda de seu tutor, você preparará slides e falará aproximadamente 20 minutos para apresentar o trabalho no dia do evento. Como as Boas Práticas geralmente são realizadas em sala de aula, o professor diretamente envolvido também será convocado para que fale com você sobre a atividade.

Inscreva-se! Aguardamos a sua participação.