quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Mediação e Linguagem: apresentação de resultados

Aos colaboradores do projeto Mediação e Linguagem (Escolas e Diretorias de Ensino),

Realizado com sucesso em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, o Projeto Mediação e Linguagem proporcionou muitas interações e orientações para o desenvolvimento do currículo de Língua Portuguesa, por meio de atividades diferenciadas e produção de objetos culturais em linguagem cinematográfica e radiofônica. Estimamos que, entre 2014 e 2018, professores e alunos, com o apoio e o acompanhamento das Diretorias de Ensino, desenvolveram cerca de 40.000 objetos digitais (radionovelas, vídeos e animações). 

Em pesquisa realizada em 2018, junto às Diretorias de Ensino, por amostragem, apresentamos os seguintes resultados, pelos quais agradecemos imensamente por tanta dedicação.

Pesquisa - Mediação e Linguagem 2018

Com base na pesquisa realizada com a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo em 2018, respondida pelo PCNP de LP, a partir de sua visão das escolas e das Diretorias de Ensino, é possível afirmar que o projeto contribuiu para: 

Compreensão e desenvolvimento da comunicação em diferentes linguagens (multiletramentos), o que contribui para o trabalho com as competências leitora e escritora; 

construção de significados a partir da leitura literária e reescrita; 

novas experiências de ensino e aprendizagem em leitura, escrita, oralidade e tecnologia; 

didáticas diferenciadas, para se trabalhar o currículo e os temas transversais na escola, possibilitam, assim, o desenvolvimento de capacidades de linguagem, bem como, estimular a participação de alunos com deficiência; 

fortalecimento do trabalho em equipe interdisciplinar (diretorias de ensino e escolas) e interação ativa entre alunos/alunos, alunos/professores e escola/família. 

interesse dos alunos pela leitura literária (envolvimento nas práticas de leitura, aumento de empréstimo de livros e participação em atividades no espaço da sala de leitura); 

desenvolvimento do Currículo Oficial de Estado de São Paulo em diversas áreas de conhecimento; 

valorização do papel do professor como mediador em situações de aprendizagem, tanto no Ensino Fundamental como no Médio, oferecendo aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que atuam nas Salas de Leitura, materiais de apoio ao Currículo, para favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, com atividades diferenciadas e significativas. 


Dentre os professores participantes estão os PCNP LP e de outros componentes curriculares como tecnologia, arte, língua estrangeira moderna, educação física, biologia matemática, história, educação especial, que apoiaram os professores PEB II e da Sala de Leitura para o desenvolvimento do projeto; além de outros envolvidos como analista sociocultural, dirigentes, supervisores, gestores de escolas (diretor e PC).

Cabe observar que, de acordo com a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), por relatos dos professores das Salas de Recurso afirmaram que o projeto auxilia com o trabalho em sala de aula com alunos com deficiência. 
Conforme o contexto apresentado, avalia-se, portanto, o projeto como significativo para a prática docente. 

Parabenizamos a todos que participaram!
Equipe da Sala de Leitura – DERPP

Equipe da DE:
PCNP de Português: Claudia Bachi – Fone: 3226-3778
PCNP de Português: Nilcéia – Fone: 3226-3676