terça-feira, 8 de outubro de 2019

CAFÉ LITERÁRIO DESPERTA APRENDIZAGEM PRAZEROSA NA E.E COMENDADOR TANNEL ABBUD


Notícia elaborada pela Escola

Os alunos da E.E. “Comendador Tannel Abbud” participaram, no dia 26 de setembro, de um Café Literário, que nasceu de um projeto da professora de Língua Portuguesa Karolaine Claudia dos Santos, para culminância de atividades desenvolvidas com o gênero textual poema, pertencentes a escola Literária do Trovadorismo durante o terceiro bimestre.

O café Literário teve como principais objetivos: estimular a leitura e a escrita no Ensino Médio, apresentando aos discentes propostas de leitura e de escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento, no qual ocorrem essas ações e levar os alunos a reconhecerem a importância do trabalho em equipe e da cooperação, criando consciência de responsabilidade em cumprir tarefas; estimular a criatividade para estabelecer estratégias que alcancem os objetivos desejados e oferecer aos alunos a oportunidade de participar de um evento cultural, tornando a escola um ambiente mais atrativo e acolhedor.

Para a professora Karolaine, o café Literário foi um sucesso, já que houve o comprometimento e o protagonismo de todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio - turma B - com cantigas de amor, de escárnio e de maldizer, sendo características principais dessa escola literária. 

           Divididos em equipes, os alunos da série em questão, recitaram os poemas Trovadorescos e elaboraram breve apresentação da escola literária trabalhada ao longo do bimestre. Para tanto, os alunos decoraram todo o espaço de modo significativo e acolhedor. O protagonismo abarcou a curiosidade e o aprofundamento do Trovadorismo, levando-os a elaborarem poemas de amor e de maldizer. 

As alunas Ana Cássia e Nathália relataram o entusiasmo na realização desse projeto, que foi desenvolvido e sugerido pelos próprios alunos.  "O Café Literário permitiu que eu adquirisse o gosto pela leitura, aprendesse a trabalhar em grupo e adquirisse responsabilidade dentro do prazo estipulado pela professora", salientou Ana Cássia.