quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

PROFESSOR E ALUNAS PRODUZEM PODCASTS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - EE MIGUEL OMAR BARRETO


Prof Alexandre Moret, Alanis Heloiza, Laura Fátima, Milena Trindade, Andrieli Dias (da dir. para a esq.)

O projeto, intitulado "Crônica para os ouvidos", foi idealizado e desenvolvido pelo professor de língua portuguesa Alexandre Moret da Silva, ao longo do segundo semestre do ano letivo, e culminou com a produção de cinco podcasts com conteúdo literário. Um podcast foi produzido pelo docente, e os outros quatro pelas alunas Alanis Heloiza, Andrieli Dias, Laura Fátima e Milena Vitória Trindade, todas do 9º ano da EE Prof Miguel Omar Barreto.
O Podcast é uma mídia de transmissão de conteúdo por áudio muito utilizado atualmente, é bem semelhante a um programa de rádio, porém, os episódios ficam gravados na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

O objetivo do trabalho foi promover o Letramento Literário em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental por meio do gênero crônica. Durante as aulas, os alunos puderam ler e analisar várias crônicas de autores consagrados como Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Fabrício Carpinejar, entre outros.

Após a vivência com esses textos, os alunos começaram a escrever suas próprias crônicas e essas alunas produziram seus próprios Podcasts a partir de textos autorais.

O projeto trouxe uma experiência nova e desafiadora às alunas. "Eu tinha muita vergonha da minha voz, nunca mandava áudio nas mensagens, nem atendia ligação no celular! Depois desse projeto, com minha mãe me incentivando, eu passei a gostar da minha voz", declara a aluna Laura Fátima, que produziu dois episódios, "Chinelo no palhacinho", sobre um acontecimento pitoresco ocorrido na escola na sua infância, e o outro episódio é a narração da crônica "A cesta", de Paulo Mendes Campos.

A aluna Milena Trindade, produziu a crônica "Nós e as árvores", com uma reflexão sobre família. Andrieli Dias gravou sua crônica "Um fenômeno nada natural", refletindo sobre a urgência da preservação ambiental, além de outros episódios. Alanis Heloiza produziu vários episódios com temáticas diferentes. Por exemplo, "A vendedora ambulante", com um olhar singelo sobre uma jovem vendedora de balas. A aluna atinge um nível elevado de crítica e reflexão a respeito do amor-próprio no episódio "Um carinha que mora logo ali".

"É importantíssimo que os alunos lidem com a tecnologia não apenas como 'consumidores' de conteúdo, mas também como 'produtores'. Para isso, é necessário que sejam mobilizados vários saberes: domínio da escrita, conhecimento sobre computação, postura crítica e reflexiva na escolha dos temas etc.", afirma o professor Alexandre.

Clique e siga os Podcasts no site "Anchor" ou no "Spotify".

Clique sobre a imagem e ouça no Spotify.

Este canal procura apresentar textos interessantes aos apaixonados por literatura... Apresentamos textos de alunos do ensino fundamental, e, também textos já consagrados pela crítica literária especializada. Coloquem seus fones de ouvido e apreciem!!!


Olá eu sou o james e Alanis, um? Garot? Vivendo e observando uma sociedade tóxica e durante essa observação eu analiso e dou minha opinião sobre minha perspectiva pessoal.


Crônicas escritas por mim, sobre acontecimentos vivenciados durante mais uma semana comum em minha vida.

Meus pensamentos...


Também é possível acessar o trabalho pelo link do Blog: