quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

APADRINHAMENTO AFETIVO


A PCNP de Programas e Projetos da Pasta – Michele A. P. Cardoso, representando a Diretora de Ensino da Região de Presidente Prudente, esteve presente no Seminário “Apadrinhamento Afetivo” Estratégia Privilegiada para o fortalecimento da Convivência Familiar e Comunitária, no dia 14/02/2020, a convite do Instituto Fazendo História.

O projeto tem o objetivo de atingir crianças que não possuem chances de adoção. Isso se dá em razão da preferência brasileira que opta por crianças muito pequenas (0 e 1 ano). É crescente o aumentando do interesse por crianças até 5 anos de idade. Após essa faixa etária, o interesse pelas mesmas diminui.

O foco do Projeto é atender crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos, que não recebem nenhuma visita de familiares e precisam construir um vínculo afetivo. Esse projeto envolve a ideia do apadrinhamento, tomando como base aquele padrinho que é escolhido pelos pais e que na falta desses ocupará esse papel de apoio. Assim, o apadrinhamento tem o papel de envolver uma relação afetiva, uma amizade, fazendo com que esses adolescentes quando chegarem aos 18 anos e saírem do abrigo, tenham vínculos sociais e afetivos na comunidade.

Desta forma, qualquer pessoa pode participar da seleção, porém deve -se ter em mente que o abrigo não é um lugar público de visitação, é uma casa, é um lar, onde as pessoas moram. Pensando assim, ninguém vai à casa de ninguém sem avisar antecipadamente, ou sem ser convidado. Deve-se entender que o apadrinhamento não é caridade, ele é um compromisso, é moral, ético e afetivo. Assim, qualquer pessoa que estiver disponível para esse enfrentamento, para esse conhecimento, para essa troca, pode se inscrever. Este passará por avaliações/entrevistas para seleção.

Sendo assim, a Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, disponibiliza o site para as inscrições que acontecerão através do link https://forms.gle/hmf3Jp8yg8xLc2RPA.
Lembrando que a primeira formação acontecerá no 19/03/2020. Participe!