segunda-feira, 16 de março de 2020

PRÊMIO SAMSUNG RESPOSTAS PARA O AMANHÃ




Prezados(as) Professores(as) e Coordenadores(as), 

Vimos por meio deste divulgar o Prêmio Respostas para o Amanhã, de iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC. Destacamos o interesse desta Secretaria sobre o projeto e solicitamos grande esforço por parte das Diretorias de Ensino para que o convite seja divulgado de forma ampla entre as escolas da rede. 

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público. 

O CENPEC atua em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades – e desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formação de profissionais de educação, ampliação e diversificação do letramento e fortalecimento da gestão educacional e escolar.
O Prêmio Respostas para o Amanhã, é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC Educação e conta com a parceria da UNESCO, Reduca, OEI e Consed. Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, no Brasil o Prêmio já mobilizou mais de 161 mil estudantes, 11 mil professores de aproximadamente 4.800 escolas que inscreveram cerca de 7 mil projetos. 

O Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de Ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as Ciências e a Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real. 

Destacamos a participação do Estado de São Paulo que bateu o recorde de inscrições em 2019, com 203 projetos. Destes mais da metade das inscrições foram provenientes de escolas de ensino integral, seguidas de escolas integradas. Também em 2019, um dos Vencedores Nacionais foi da cidade de Franca. Com o projeto “Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas”, a equipe de cinco estudantes do 2º ano da EE Ângelo Scarabucci conquistou o 3º lugar na premiação. 

Além disso, em edições passadas, São Paulo contou com outros projetos vencedores das escolas: Escola Culto à Ciência (Campinas/SP), ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros (Iguape/SP) que foi vencedora nacional nos anos de 2015 e 2016, Escola Técnica Estadual Prefeito José Esteves (Cerqueira César/SP) e ETEC Augusto Tortolero Araújo (Paraguaçu Paulista/SP).

Em 2020, na 7ª edição, temos algumas novidades: 
  • Inscrição de uma ideia de projetos realizados por equipes compostas e 3 a 5 estudantes; 
  • Mentorias online para as 20 equipes semifinalistas para o desenvolvimento do projeto e, para as 10 finalistas, para o desenvolvimento do modelo/protótipo; 
  • Lançamento do Aplicativo “Respostas para o Amanhã” exclusivo para Android; 
  • Premiação para professores, estudantes e escolas conforme as etapas, sendo: 
Os Projetos semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até dois professores parceiros; 

Os Projetos finalistas: participação das 10 equipes na I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã em São Paulo; 

Os Projetos vencedores nacionais: prêmios para os estudantes, sendo: 

1º lugar: 1 smartphone Samsung; 

2º lugar: 1 notebook Samsung; 

3º lugar: 1 tablet Samsung. 

Ainda em 2020, nos dias 17, 18 e 19 de março, dentro das ações de lançamento da 7ª edição, estaremos na 18ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia com um estande para orientar os professores onde acontecerá também oficinas maker e brindes exclusivos para os estudantes que estiverem por lá. No dia 19 de março às 10h15 haverá uma mesa de debate sobre os Desafios do Ensino Médio e o ensino das Ciências e da Matemática no século 21. 

Contamos com o apoio na divulgação da 7ª edição e para subsidiar as ações das Secretarias enviamos o release de lançamento e uma peça de WhatsApp com links clicáveis para os canais do Prêmio, daqui algumas semanas enviaremos outros materiais digitais. Para ampliar ainda mais os canais de acompanhamento das nossas ações e compartilhamento dos nossos conteúdos acesse nosso Facebook, Instagram, Canal no YouTube e Aplicativo exclusivo para Android. 

PCNP de Programas e Projetos da Pasta – Michele 
Fone: 3226-3751