
Como uma ferramenta para agregar valor e colaboração no Plano de Ação da PEI Antônio Fioravante de Presidente Prudente. A Professora de Inglês encontrou uma saída criativa em usar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC):
A Professora Fabiana Garrido criou uma “Biblioteca Digital de Obras em Inglês”, no qual os estudantes do Ensino Fundamental e Médio podem colocar em prática os aprendizados de Estratégias de Leitura que estão atrelados aos Roteiros de Atividades propostos pela professora para os alunos que estão em Ensino Remoto devido a Pandemia e aos Roteiros das aulas Híbridas.
“O Padlet é bastante intuitivo e, por isso, considerei que era o mais adequado para eles”, comenta Fabiana.
A maioria das obras que já estão disponíveis em Inglês e são, em sua maioria, já conhecidas pelos alunos no idioma materno (Português) o que facilita o reconhecimento prévio da Obra pelos estudantes.
“O modelo de ensino mais tradicional faz do professor o protagonista do processo de aprendizagem, em práticas centradas na transmissão de conteúdo ao aluno, de forma sistemática e organizada, em que o conteúdo, por muitas vezes, deve ser memorizado e reproduzido em avaliações futuras (MENDES; AMORIM, 2019).” Uma vez que “o uso de ferramentas tecnológicas, associadas às metodologias ativas de aprendizagem colaborativa, possibilitam a troca de ideias entre os alunos, o que permite a construção do aprendizado coletivo e em equipe, de forma que as habilidades são desenvolvidas naturalmente, e o papel do professor é de gerenciamento (TAJRA, 2001 apud MENDES; AMORIM, 2019).”
O ambiente proposto pela professora no Padlet foi preparado com propostas para o Ensino Fundamental e Médio, planejadas para introduzir conteúdos de leitura, gramática e auxílio de vocabulário, interligando Competências e Habilidades propostas pela BNCC de cada série e aulas de estratégias de leituras do CMSP (Centro de Mídias São Paulo). Com estas propostas, visou-se contribuir para a ampliação das possibilidades no estudo da língua inglesa e motivar os alunos a praticar o idioma fora do contexto da sala de aula, além deles estarem no centro do processo de aprendizagem e de aprenderem ao observar as contribuições dos colegas e socializar as suas através de comentários no próprio Padlet da professora e também nas socializações das aulas.
“A equipe gestora tem a convicção de que a utilização de ferramentas diferenciadas contribui muito para a aprendizagem de nossos alunos, especialmente diante do contexto que temos vivenciado. Dessa forma, procura sempre estimular e apoiar iniciativas como essa junto aos docentes. Além disso, a utilização dessa ferramenta vai de encontro com o que prevê o Plano de Ação de nossa escola no que se refere às ações que visam desenvolver a competência leitora através de diversos gêneros e estratégias de leitura” - Diretor Danilo e equipe gestora
“Eu gostei bastante do padlet de inglês, já temos facilidade com a plataforma e é bem simples e fácil. Gostei que a professora colocou além de vários livros, também uma parte dedicada ao Enem com atividades e provas anteriores” Maria Heloisa Amaral Lima 2ª série A
https://padlet.com/fabianagarrido/Bookmarks

