segunda-feira, 25 de março de 2024

EEEI PROF. ORACY MATRICARDI proporciona o projeto “A Magia da Poesia”.

Estudantes do Ensino Fundamental da E.E.E.I. Prof. Oracy Matricardi, realizaram diversas atividades interdisciplinares do projeto “A Magia da Poesia”.

 

No dia 15 de março, a Escola Estadual de Ensino Integral Prof. Oracy Matricardi, da cidade de Presidente Prudente, desenvolveu com os discentes o projeto “A Magia da Poesia”, idealizado pela docente Luci Mara Colette, responsável pela Sala de Ambiente de Leitura, visando comemorar o dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Castro Alves, grande poeta brasileiro, em parceria com as docentes: Célia Aparecida Carvalho de Oliveira-Educação Física e EMA, Margarida Maria Gomes-Arte e EMA, Rosilene Figueira Miranda–Língua Portuguesa e Meire Fuzaro-Língua Portuguesa.

 

Durante as aulas da disciplina EMA, com a docente Célia, foi desenvolvido o Slam (competição de poesia falada), com as turmas dos 8º anos, e a docente Margarida, com os alunos 7º e 9º anos, foi desenvolvido releituras de poesias diversas. Nas aulas de Língua Portuguesa a docente Meire, desenvolveu com os 9º anos o estudo da biografia de Castro Alves, e a leitura de seus poemas, com o intuito de motivar o grupo na elaboração de suas próprias poesias, a docente Rosilene desenvolveu com os 8º anos os acrósticos. Esse projeto visou desenvolver o gosto pelo gênero poético, bem como desenvolver a expressão oral e escrita, despertando a curiosidade dos discentes, auxiliando-os a se interessarem pela leitura.

 

No dia 15 de março, houve na quadra esportiva as apresentações para toda a comunidade escolar, leitura dos poemas, dos Slams e dos acrósticos, de autoria própria dos discentes, onde exerceram seu protagonismo.


Apresentação dos poemas. 

Apresentação dos Slams e acrósticos. 

Exposição dos poemas, dos Slams e dos acrósticos, para contemplação de toda a comunidade escolar.