Estudantes dos nonos anos do Ensino Fundamental da E.E.E.I. Prof. Oracy Matricardi realizaram metodologias ativas para fomentar a leitura e interação dos alunos ao acessar a Plataforma Leia SP.
No dia 15 de maio, a Escola Estadual de
Ensino Integral Prof. Oracy Matricardi, da cidade de Presidente Prudente,
desenvolveu uma metodologia ativa gamificada, com os discentes dos nonos A,
nono B e nono C, após o término da leitura da obra: A revolução dos bichos,
escolhido pela maioria dos discentes, sendo um verdadeiro clássico moderno,
concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, George Orwell.
Essa metodologia ativa foi elaborada
baseando-se na Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, pela docente Meire
Fuzaro-Língua Portuguesa, regente das respectivas salas e pela docente Luci
Mara Colette, responsável pela Sala Ambiente de Leitura–Monteiro Lobato, com a
presença do CGPG José Carlos Pena. Para isso, utilizamos como ambiente
espacial, a Sala de Leitura, mediante agrupamentos produtivos, por níveis de
proficiência em Língua Portuguesa, contendo cinco componentes, cada grupo se
posicionou em mesas pré-estabelecidas pelas docentes, onde foram
disponibilizadas várias atividades interativas, como os Quebra-cabeças,
contendo imagens dos personagens; a Forca com frases mencionadas na obra; o
Quiz com questões camufladas em uma janelinha, onde os alunos somente poderiam
abri-las, sob o comando das professoras e na sequência mostravam suas
respectivas respostas, por meio de placas com as respectivas letras, que
representavam a alternativa correta e para finalizar o código Morse, a qual
tiveram que decifrar uma citação do livro. A equipe que obtivesse a maior
pontuação seria a grande vencedora. A interação proporcionada com essas
diversas abordagens impulsionou aos educandos mais engajamento, maior interesse
ao iniciar uma leitura e principalmente despertar o prazer de ler em toda as
suas esferas.
Atividade do Quebra-cabeça. |
Atividade da Forca e o Quiz. |
Atividade do código Morse. |