segunda-feira, 17 de junho de 2024

ALUNOS DA WHITACKER RELACIONAM SUAS HERANÇAS HISTÓRICAS AO POVOAMENTO DO OESTE PAULISTA

 Simone A. Duela – Professor da Sala de Leitura


Como se deu a ocupação humana do oeste paulista? Esta foi a questão que os 6° e 7° anos da E.E.E.I. Coronel Francisco Whitacker se dedicaram a responder na primeira quinzena de março.

Esta fascinante viagem histórica foi proporcionada pelos professores Thiago Passos da disciplina de Geografia e Simone Duela da Sala de Leitura. Para tanto, houve a exposição de artefatos arqueológicos da etnia Kaingang ,  objetos antigos, imagens e mapas da época da ocupação da região.

O projeto surgiu diante da ausência de museus no município de Anhumas e o diagnostico de que os alunos tinham pouco engajamento aos conteúdos históricos-geográficos por não verem sentido direto do que é apreendido em sala de aula e sua vida cotidiana.

Desta forma, optou-se por organizar espaços alternativos onde os alunos teriam contato com materiais históricos das diversas populações que povoam e povoaram a região.

Neste contato, com artefatos arqueológicos ou na oficina de lascação de pedras ou, durante a observação de objetos e imagens provocou-se a curiosidade onde iniciou-se nos estudantes uma visão histórica de como a ocupação do oeste paulista por diferentes povos  provocou transformações importantes nesta região.

Na oportunidade, discutiu-se a intrincada relação da frente desbravadora e o patrono da escola Coronel Francisco Whitacker e os pioneiros que povoaram Anhumas e outros tantos núcleos urbanos da região.

O contato com estes diferentes materiais históricos além de ampliar o repertório cultural, também estabeleceu vínculos e significados a história familiar de cada um como construtor história coletiva e, portanto, protagonista de eventos históricos.


Figura 1- artefatos da etnia kaingang



Figura 2- momento de reflexão sobre a vida no início do século XX.



Figura 3-ProfªAndrezza Bellotto e o registro fotográfico.