quinta-feira, 4 de julho de 2024

EEEI PROF. ORACY MATRICARDI em foco com a Plataforma Educacional Leia SP, proporciona o jogo de gamificação “Campo Minado de Malba Tahan”.

Estudantes do Ensino Fundamental da E.E.E.I. Prof. Oracy Matricardi, realizaram diferentes atividades interdisciplinares trabalhando com o livro “O homem que calculava”.

Com foco em diminuir o percentual de alunos que estão abaixo do básico em matemática e a fim de proporcionar o interesse à leitura, Rosane Navarro (docente de Matemática) e Luci Mara Colette (docente responsável pela gestão da Sala e Ambiente de Leitura), alinharam-se a respeito de uma ou mais ações que poderiam ser realizadas conforme o contexto do livro em foco. Como observado, a obra se encontra na Plataforma Educacional do Leia SP, a qual foi convidada a Maria Rosana (docente de Língua Portuguesa) para contribuir com a ação, ocorrendo à leitura mediada por ela. No final, confeccionariam mapas mentais relacionados à obra em questão. No dia 24/04/2024, os estudantes do 8º A e 8º B participaram de uma breve apresentação da obra literária “O homem que calculava”, realizada por Luci Mara, na Sala e Ambiente de Leitura. Presentemente, os estudantes puderam conhecer a biografia do autor, seu verdadeiro nome e vários desafios matemáticos, em que o autor pontua ao longo de sua obra. No dia 10/06/2024, as docentes Rosane e Luci Mara, realizaram a metodologia ativa gamificada, elaborada por elas: o jogo “Campo Minado de Malba Tahan” (“Batalha Naval” x “Plano Cartesiano”), com o intuito de fomentar nos estudantes o gosto e o interesse por qualquer gênero literário e desafios matemáticos. Os discentes foram divididos em dois grupos, o representante da equipe realizava a leitura da pergunta, a qual era relacionada à obra, enquanto as outras equipes tinham a oportunidade de escolherem uma linha e coluna, que consideravam corretas. Caso acertassem, ganhavam pontuação, e se estivesse incorreto, passava-se a vez de resposta para a outra equipe, e assim sucessivamente. A ação foi encerrada, com vídeos de alguns desafios que Malba Tahan conta em seu livro e com a metodologia ativa, rotação por estação, com desafios matemáticos.


Apresentação da proposta da leitura do livro e metodologia ativa

Comentário sobre autor e história do livro.


Organização da sala ambiente de leitura 

Campo minado de Malba Tahan e exposição de livros, perguntas e mimos.


Jogo "Pedra-Papel-Tesoura" para ver quem começa.

Aluna realizando a leitura da questão.


Professora Rosane, verificando se os alunos responderam corretamente.

Aluno Bernardo, encontrando a resposta no campo minado.


Mapas mentais contemplando a biografia de Malba Tahan e história

Orientado pela Professora Maria Rosana