sexta-feira, 27 de setembro de 2024

PROFESSORES APOIAM PROJETO HORTA ESCOLAR EM HORÁRIO DOS CLUBES JUVENIS

Professores da PEI EE Florivaldo Leal vêm apoiando o projeto da horta escolar, que acontece durante os Clubes Juvenis. Todas às quintas-feiras, nas duas últimas aulas, os professores Rubens Luiz Rodrigues (Empreendedorismo, Educação Financeira, Tecnologia e Inovação), Graziella Plaça Orosco de Souza (História e Geografia), Sônia Maria Botti (Artes), Vânia Frederico Bacarin (Educação Especial) e James Cesar Romano Rocha (CGPAC-Linguagens) se tornam “padrinhos” e “madrinhas” do Projeto “Cultura de hortaliças por meio de paisagismo e estudo científico”. A execução do projeto ocorre nos momentos de Clube Juvenil, e tem como valores o uso dos múltiplos espaços de aprendizagem escolar no estudo de técnicas agrícolas, de forma a criar um ambiente de cooperação em equipe sobre o desdobramento de objetos do conhecimento relativos à aprendizagem de processos de produção de alimentos orgânicos. Dentre os objetivos do projeto, destaca-se: engajar os estudantes na realização da horta escolar como um espaço vivo, em que todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável; oportunizar aos estudantes a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos; proporcionar aos estudantes a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.

O espaço de aprendizagem é uma área interna da escola própria para práticas agrícolas. Neste espaço foram cultivados temperos e especiarias, como cebolinha e salsa, erva para chá, como erva cidreira, tubérculos, verduras e leguminosas, como tomate cereja, berinjela, alface americana, chicória, batata-doce, abacaxi, abóbora e frutas, como mamão, abacaxi, manga, acerola, manga e limão. Estas árvores frutíferas já faziam parte do espaço, e foram adubadas e identificadas. Há ainda algumas plantas ornamentais, como bolso, samambaia e espada de São Jorge que complementam a paisagem. Durante o ano de 2024, foram instalados na parede caixas de madeira para servir de suporte à horta suspensa, preparada com materiais reutilizáveis da própria escola, como caixas de frutas e embalagens de produtos. Também foi separado um canteiro para ervas medicinais e uma área para compostagem, na qual são reaproveitados resíduos orgânicos da cantina.

No segundo semestre de 2024, aprofundou-se na pesquisa sobre cada planta disponível na horta com o objetivo de disponibilizar as informações por meio de um QR-Code, criado para cada espécie de planta. O material de pesquisa está hospedado no drive da escola e pode ser acessado por meio do celular. As placas com QR-Code estão disponíveis na horta, próximo de cada planta.

Nas aulas da disciplina de Tecnologia e Robótica os estudantes programaram e montaram o protótipo do sensor de umidade da terra por meio da Plataforma de Aprendizagem Computacional MakeCode e com materiais do Kit de Robótica da SEDUC-SP, criam soluções inovadoras e engenhosas usando esses recursos disponíveis. Além disso, outros meios sustentáveis foram utilizados, como materiais recicláveis da própria escola. As fases de testes do protótipo do sensor de umidade integrado à placa micro:bit foram realizados no próprio solo da horta e jardins da escola por meio do uso de vasos com terra e hortaliças como extensão dos espaços de aprendizagem da horta.

A definição das atividades desenvolvidas durante o ano ocorreu por meio de cronograma elaborado em reunião com estudantes e professores. A estudante Catharina Campos Costa Aprilli do 6o ano A comentou: “a gente aprende várias coisas no projeto da horta, como plantar, como cuidar das plantinhas. Como trabalhamos com ferramentas, é muito importante a presença dos professores para nos orientar. Também deixa o espaço da escola mais bonito e em casa, porque o que a gente aprende aqui na horta a gente pode fazer em casa”.

Já para Alice Urias Morselli, também estudante no 6o ano A, participar do projeto é garantir melhor qualidade de vida. Alice comenta: “a gente vai aprendendo ao longo do tempo o que cada uma delas significa e a importância em nossa vida”.

A iniciativa de incentivo e apoio ao projeto partiu do professor Rubens Luiz Rodrigues, que convidou professores de outras áreas para atuarem como colaboradores. “As diferentes visões no projeto é o que o torna especial. Com a participação dos professores, os estudantes se sentem mais motivados a realizarem suas tarefas e contribuir para o desenvolvimento de uma horta sustentável, livre de agrotóxicos e com reuso de resíduos que a própria escola pode gerar”. A ação é apoiada pela gestão e pelos pais dos estudantes, que vêem como exitosa a iniciativa dos professores. Cerca de 10 estudantes participam do projeto e a expectativa dos professores é apresentar bons resultados na Feira de Ciências deste ano. Ao final do projeto haverá a culminância com a apresentação dos resultados do clube, mostra de fotografias e serão entregues saches de chá aos convidados. O projeto tem apresentado resultados positivos e espera-se proporcionar o conhecimento de uma alimentação saudável e do cultivo da horta na escola - bem como na família dos estudantes - ao passo que contribui por desenvolver a consciência sobre a qualidade de vida e proteção ambiental.

Foto 1: Espaço destinado à horta escolar. Fonte: Autores, 2024.

Foto 2: Instalação da horta suspensa com reaproveitamento de caixas de frutas. Fonte: Autores, 2024.

Foto 3: Tambor de compostagem sendo abastecido com resíduos orgânicos separados da cantina.

 

Fotos 4, 5 e 6: QR-Code da cebolinha, placa com Qr-Code da cebolinha, texto acessado pelo QR-Code com informações da planta. Fonte: Autores, 2024.

  

Fotos 7, 8 e 9: Estudantes realizando o teste de umidade da terra na horta.

 

Foto 10: Equipe participante do projeto. Fonte: Autores, 2024.