quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Estudantes da E.E. Lúcia Silva de Assumpção e da PEI E.E. Maria José Barbosa Castro Toledo participam de congresso de iniciação científica

 

Estudantes bolsistas e orientadores (Professor João Marcelo a esquerda e Dr. Hélio Rebello a direita)

Estudantes do terceiro ano do ensino médio da E.E. Lúcia Silva de Assumpção (Pirapozinho-SP), Amanda Rangel e Richard Faria, estão concluindo seus projetos de iniciação cientifica na área de Ciências Humanas, com temáticas que abordam o problema ligado ao aumento das violências no ambiente escolar. Fake news, cultura da violência e discursos de ódio são conteúdos analisados e debatidos pelos estudantes em seus projetos.

Já, as estudantes Beatriz Mendes Nassaro e Maria Eduarda de Souza, ambas cursando o primeiro ano do ensino médio na PEI E.E. Maria José Barbosa Castro Toledo, são as novas pesquisadoras, que iniciaram seus projetos no presente ano e irão desenvolvê-los até 2025. Suas pesquisas têm como foco as ODSs 10 (Redução das desigualdades) e 13 (Combate as alterações climáticas), abordando questões relacionadas a crise socioambiental.

Sob orientação do professor João Marcelo de O. Cezar (PEI Maria José) e do professor Dr. Hélio Rebello Cardoso Júnior (UNESP-Campus de Assis, departamento de História), os alunos recebem bolsas de iniciação cientifica PIBIC Ensino Médio, com projetos intitulados:

  • Redes sociais, fake news e a "sociedade do espetáculo": sobre a propagação das violências no ambiente escolar. – Desenvolvido pelo aluno Richard Antonio Nunes Faria.
  • Os discursos de ódio e a "banalidade do mal": a cultura da violência, da sociedade para as escolas. – Desenvolvido pela aluna Amanda Rangel Borges Gonzaga.
  • Avanço capitalista, genocídio indígena e ecocídio: formas de pensar o “antropoceno” e a crise global. – Desenvolvido pela aluna Beatriz Mendes Nassaro.
  • “Vidas nuas” e “Vidas precárias”: interpretações acerca das “necropolíticas” e marginalizações do presente. – Desenvolvido por Maria Eduarda de Souza.

            Estudante Beatriz Mendes (E.E. Maria José)                                 Estudante Richard Faria (E.E. Lucia Silva)

             Estudante Amanda Rangel (E.E. Lucia Silva)                                 Estudante Maria Eduarda (E.E. Maria José)                               


A partir da História Conceitual, os projetos analisarão conceitos histórico-filosóficos que serão a base para os estudantes refletirem acerca dos fenômenos sociais em questão, desenvolvendo seus estudos por meio da leitura de livros, notícias e artigos. A divulgação dos resultados está sendo feita por meio da @gephfem, o Grupo de Estudos em “Problemas Históricos e Filosóficos” no Ensino Médio, página do Instagram criada para a propagação dos estudos e debates.

Em eventos acadêmicos, os estudantes têm apresentado suas pesquisas, desenvolvido melhor os temas, adquirido experiência e já estão sendo premiados pelos resultados obtidos.

 

II Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista                        Prêmio de Divulgação Científica PIBIC EM

Participaram, mais ressentimento, do XXXVI Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP-Assis, apresentando seus trabalhos de forma individual.

Apresentação dos estudantes em Congresso de Divulgação Científica na UNESP, campus de Assis

Iniciativas como esta mostram o quão importante é aproximar a pesquisa da educação e a escola da universidade, e o quão revolucionário é compreender que o conhecimento pode ser gerado desde cedo, em um ambiente escolar que corrobora com o desenvolvimento e protagonismo de seus estudantes.

Para que os projetos fossem desenvolvidos, a parceria entre CNPq, UNESP, E.E. Lúcia Silva de Assumpção, PEI E.E. Maria José Barbosa Castro Toledo e Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente, foi fundamental. Por isso, além de parabenizar os estudantes pesquisadores e professores orientadores pelo trabalho, é importante elogiar os representantes de cada uma dessas instituições, pelo seu compromisso com a educação e pesquisa, na intenção de que eles se tornem exemplos, para que projetos assim possam ser cada vez mais frequentes na rede pública de ensino.