quarta-feira, 23 de outubro de 2024

INCLUSÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA A PARTIR DO TRABALHO COM O LIVRO O MORCEGO SEM ASAS, DE FERNANDA EMEDIATO – E. E. VEREADOR PEDRO TÓFANO

Lidiane da Silva Esvicero – Professora da Itinerância

    No mês de setembro de 2024, os estudantes da Escola Vereador Pedro Tófano trabalharam a inclusão social e pedagógica por meio do livro O morcego sem asas, de Fernanda Emediato. O pensar na história foi para levantar questionamentos com eles sobre as limitações e as possibilidades de promover a autonomia do morcego (personagem principal da história). Essa prática foi realizada em sala de aula, com a turma do 7º ano, pela Professora da Itinerância, Lidiane da Silva Esvicero, juntamente com os professores dos componentes curriculares de Inglês e Arte. Como fechamento foram produzidos cartazes e construídos recursos para ajudar o morcego a voar, dando, assim, asas à imaginação. Em seguida, a partir da história, foram feitos alguns questionamentos: “E se fosse uma pessoa com deficiência, como seria sua atitude?” Cada estudante colocou suas sugestões, tais quais: utilização de cadeira de roda, pegar no colo, uso de muletas e ser os olhos ou as mãos da pessoa com deficiência para que tivesse autonomia. O objetivo das atividades foi conscientizar e trabalhar a inclusão social e pedagógica, levando os estudantes a darem asas à imaginação das possibilidades, mesmo diante das dificuldades ou limitações. Todos foram protagonistas da história.


    Finalizamos o mês do Setembro Verde, mês da Inclusão, com formação em ATPC – com a presença do professor Luís Sousa, que fez um relato sobre sua vivência e abordou adaptações de recursos para pessoas com e sem deficiência dentro do espaço escolar (braille bricks e o sorobã).