Contexto
A
Professora Lesli Coutinho, da EE Filomena Scatena Christófano, localizada no
município de Alfredo Marcondes, tem desenvolvido com a turma do 3º ano B dos
Anos Iniciais do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, o
Projeto didático “Verbete de enciclopédia – os incríveis animais pequenos”, de
acordo com o conteúdo proposto para o 3º. bimestre no material do Currículo
Paulista.
Estudantes do 3º. Ano – Roda de conversa sobre os animais de jardim
Essa
etapa teve como objetivo dialogar e aproximar os estudantes do conteúdo
proposto “Os animais de jardim” para a partir de seus conhecimento prévios, introduzir
a temática da sequência didática.
Estudantes do 3º. Ano – Exploração no jardim da escola
O
projeto didático, teve como objetivo minimizar e/ou eliminar as barreiras que
impedem a efetiva inclusão dos estudantes (PEE) inseridos na sala de aula
comum, com o propósito de criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e
significativo, utilizando os princípios do Desenho Universal para a
Aprendizagem (DUA) no planejamento de cada etapa. O DUA permite pensar em
estratégias e recursos didáticos mais inclusivos, a fim de engajar e motivar os
estudantes no processo de ensino e aprendizagem (Mendes e Capellini, 2007),
além de tornar cada etapa da atividade mais acessível às individualidades,
heterogeneidades presentes na sala de aula comum e oportunizar momentos de
aprendizagem mais significativos.
Estudantes Manuela Araújo e
Isabela Maino do 3º ano B - Produção textual
O
trabalho foi realizado por duas professoras de 3º Ano que trabalham com o
material do Currículo Paulista, mas em cidades e contextos
diferentes. Todas as etapas da atividade, tiveram como objetivo a
inclusão de todos os estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem
sobre o conteúdo proposto “verbetes de enciclopédia”, com a finalidade de poder
colaborar com uma educação mais inclusiva, através de recursos didáticos e
tecnológicos e estratégias que puderam contribuir com o percurso de aprendizagem
dos estudantes, sobretudo dos estudantes da Educação Especial.
Estudantes Antônio dos Santos e
Miguel Araújo do 3º ano B - Digitação do livro
Metodologia
A
partir da pesquisa qualitativa e de campo a metodologia foi desenvolvida. O
intuito foi promover a autonomia dos estudantes do 3º ano, no contexto de
aprendizagem do conteúdo proposto pelo Currículo Paulista “verbete de
enciclopédia, na rede pública de ensino. O trabalho contempla as seguintes
etapas, desenvolvimento e apresentação dos dados: 1º Momento - Apresentação das
participantes e introdução sobre o tema. Para introduzir o tema utilizaremos
uma nuvem de palavras, a fim de conhecer o perfil dos participantes e
envolvê-los na oficina. Em seguida, foi organizado visita e pesquisa de campo;
produção de lista de palavras sobre os animais de jardim; produção de ficha
técnica sobre os animais de jardim e definição do produto final; leitura
colaborativa de um texto de divulgação científica; planejamento e escrita
coletiva de um verbete de enciclopédia (nesta etapa os estudantes se planejaram
para a digitação de seus textos e para divulgação na plataforma digital Estante
Mágica); produção e revisão de verbetes em duplas; organização dos textos e
imagens e publicação do verbete em endereço eletrônico ou nas redes sociais da
escola.
Produção do livro digital – Estudantes Davi Lucas e Eduardo Ribeiro 3º. ano B
Com
o uso do notebook individual, os estudantes realizaram as pesquisas em um site
de pesquisa (google), o que ajudou muito na ampliação de repertório. A
digitação foi realizada em duplas (prática já utilizada pela professora). Os
alunos foram finalizando a digitação, ajustando os erros e se encantando com os
resultados. Os estudantes amaram o resultado, ao ver suas próprias fotos, uma
breve bibliografia, o texto e a ilustração. O resultado foi enriquecedor.
Estudantes Allana Amorim e Isabela Lopes do 3º ano B- Digitação do livro
Estudantes Mariah Fernanda e Isabela Maino do 3º. ano B – Ilustração do livro
Conclusão
Após
a aplicação de cada etapa do projeto foi possível verificar o quanto enriquecedor
foram as experiências vivenciadas por cada estudante, que se mostraram
motivados ao longo de todo o percurso. O produto final, foi a produção de um
livro digital, concretizado num planejamento didático pensado e planejado de
acordo com o perfil de cada um, e teve como prioridade, motivar e assegurar a
aprendizagem de todos, independentemente dos níveis de aprendizagem em que se
encontravam.
O livro da estudante Allana publicado na Plataforma Estante Mágica
Os
estudantes relataram o quão prazeroso e significativo foi poder participar
dessa experiência e todos disseram que esperam poder escrever mais livros, ao
longo da sua vida escolar. Em relato, uma estudante contou que ganhou um
notebook de presente dos pais, pois queria muito continuar escrevendo em casa.
Publicação do livro
O
trabalho será exposto, em um congresso internacional, que será realizado na
UNESP, campus de Presidente Prudente, tendo como finalidade apresentar e
discutir práticas exitosas de ensino que buscam minimizar e ou acabar com as
barreiras que impedem a efetiva inclusão de todos. As disciplinas nas quais o
trabalho foi estruturado são: Inovação e TDICS na Educação e o Desenho Universal
para a Aprendizagem (DUA). O trabalho foi orientado pela Dra. Kátia de Abreu
Fonseca, professora no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da
Professora Lesli Coutinho.
Turma do 3º ano B - EE Filomena Scatena Christófano
Parabéns à Professora Lesli
Coutinho, aos estudantes do 3º Ano e a todos os envolvidos no Projeto!