sexta-feira, 22 de novembro de 2024

PROJETO DIDÁTICO AMPLIA CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FILOMENA SCATENA CHRISTÓFANO

 

Contexto

A Professora Lesli Coutinho, da EE Filomena Scatena Christófano, localizada no município de Alfredo Marcondes, tem desenvolvido com a turma do 3º ano B dos Anos Iniciais do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, o Projeto didático “Verbete de enciclopédia – os incríveis animais pequenos”, de acordo com o conteúdo proposto para o 3º. bimestre no material do Currículo Paulista.


                   Estudantes do 3º. Ano – Roda de conversa sobre os animais de jardim

Essa etapa teve como objetivo dialogar e aproximar os estudantes do conteúdo proposto “Os animais de jardim” para a partir de seus conhecimento prévios, introduzir a temática da sequência didática.


                                  Estudantes do 3º. Ano – Exploração no jardim da escola

O projeto didático, teve como objetivo minimizar e/ou eliminar as barreiras que impedem a efetiva inclusão dos estudantes (PEE) inseridos na sala de aula comum, com o propósito de criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo, utilizando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no planejamento de cada etapa. O DUA permite pensar em estratégias e recursos didáticos mais inclusivos, a fim de engajar e motivar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem (Mendes e Capellini, 2007), além de tornar cada etapa da atividade mais acessível às individualidades, heterogeneidades presentes na sala de aula comum e oportunizar momentos de aprendizagem mais significativos.



Estudantes Manuela Araújo e Isabela Maino do 3º ano B - Produção textual

O trabalho foi realizado por duas professoras de 3º Ano que trabalham com o material do Currículo Paulista, mas em cidades e contextos diferentes.  Todas as etapas da atividade, tiveram como objetivo a inclusão de todos os estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sobre o conteúdo proposto “verbetes de enciclopédia”, com a finalidade de poder colaborar com uma educação mais inclusiva, através de recursos didáticos e tecnológicos e estratégias que puderam contribuir com o percurso de aprendizagem dos estudantes, sobretudo dos estudantes da Educação Especial.

 

 

Estudantes Antônio dos Santos e Miguel Araújo do 3º ano B - Digitação do livro

 

                                                                  Metodologia

A partir da pesquisa qualitativa e de campo a metodologia foi desenvolvida. O intuito foi promover a autonomia dos estudantes do 3º ano, no contexto de aprendizagem do conteúdo proposto pelo Currículo Paulista “verbete de enciclopédia, na rede pública de ensino. O trabalho contempla as seguintes etapas, desenvolvimento e apresentação dos dados: 1º Momento - Apresentação das participantes e introdução sobre o tema. Para introduzir o tema utilizaremos uma nuvem de palavras, a fim de conhecer o perfil dos participantes e envolvê-los na oficina. Em seguida, foi organizado visita e pesquisa de campo; produção de lista de palavras sobre os animais de jardim; produção de ficha técnica sobre os animais de jardim e definição do produto final; leitura colaborativa de um texto de divulgação científica; planejamento e escrita coletiva de um verbete de enciclopédia (nesta etapa os estudantes se planejaram para a digitação de seus textos e para divulgação na plataforma digital Estante Mágica); produção e revisão de verbetes em duplas; organização dos textos e imagens e publicação do verbete em endereço eletrônico ou nas redes sociais da escola.


                                     Produção do livro digital – Estudantes Davi Lucas e Eduardo Ribeiro 3º. ano B

Com o uso do notebook individual, os estudantes realizaram as pesquisas em um site de pesquisa (google), o que ajudou muito na ampliação de repertório. A digitação foi realizada em duplas (prática já utilizada pela professora). Os alunos foram finalizando a digitação, ajustando os erros e se encantando com os resultados. Os estudantes amaram o resultado, ao ver suas próprias fotos, uma breve bibliografia, o texto e a ilustração. O resultado foi enriquecedor.

 


 


                       Estudantes Allana Amorim e Isabela Lopes do 3º ano B- Digitação do livro

                    Estudantes Mariah Fernanda e Isabela Maino do 3º. ano B – Ilustração do livro

 

Conclusão

Após a aplicação de cada etapa do projeto foi possível verificar o quanto enriquecedor foram as experiências vivenciadas por cada estudante, que se mostraram motivados ao longo de todo o percurso. O produto final, foi a produção de um livro digital, concretizado num planejamento didático pensado e planejado de acordo com o perfil de cada um, e teve como prioridade, motivar e assegurar a aprendizagem de todos, independentemente dos níveis de aprendizagem em que se encontravam.


                          O livro da estudante Allana publicado na Plataforma Estante Mágica




Os estudantes relataram o quão prazeroso e significativo foi poder participar dessa experiência e todos disseram que esperam poder escrever mais livros, ao longo da sua vida escolar. Em relato, uma estudante contou que ganhou um notebook de presente dos pais, pois queria muito continuar escrevendo em casa.


                                                        Publicação do livro

 

O trabalho será exposto, em um congresso internacional, que será realizado na UNESP, campus de Presidente Prudente, tendo como finalidade apresentar e discutir práticas exitosas de ensino que buscam minimizar e ou acabar com as barreiras que impedem a efetiva inclusão de todos. As disciplinas nas quais o trabalho foi estruturado são: Inovação e TDICS na Educação e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O trabalho foi orientado pela Dra. Kátia de Abreu Fonseca, professora no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Professora Lesli Coutinho.


                                            Turma do 3º ano B - EE Filomena Scatena Christófano


 

       Parabéns à Professora Lesli Coutinho, aos estudantes do 3º Ano e a todos os envolvidos no Projeto!