Retomamos as atividades escolares e com o objetivo de apoiar as Escolas no planejamento de retorno as atividades não presenciais, considerando a suspensão das atividades presenciais para prevenir a disseminação do coronavírus e visando favorecer a aprendizagem dos estudantes, a SEDUC está disponibilizando uma agenda de atividades entre os dias 22 e 24 de abril. A programação básica para toda a Rede, da qual será essencial que todos participem, está disposta abaixo:
Hora/
Período
|
Atividade
|
Público
|
Descrição
|
|
22/04
|
Manhã
|
Familiarização com
ferramenta do Centro de Mídias SP
|
Todos
|
Momento (com carga horária determinada pela
escola) para que docentes e equipe gestora se familiarizarem com o aplicativo
CMSP, por onde serão transmitidas as demais
pautas.
|
22/04
|
11:00
|
Abertura
|
Todos
|
Secretário Rossieli Soares apresenta a estratégia
da SEDUC para a realização das atividades não presenciais e responde a
perguntas da rede.
|
22/04
|
14:00
|
Pedagogia
do Amor
|
Todos
|
Roberto Carlos Ramos vai, por meio da sua
história, falar de como podemos superar obstáculos e impactar positivamente a
vida das pessoas ao nosso redor.
|
22/04
|
15:00
|
Projeto
Acolhimento
|
Gestores
|
Secretário Executivo Haroldo Corrêa Rocha
apresenta o Projeto Acolhimento da SEDUC, que tem como objetivo apoiar ações
de identificação e enfrentamento dos desafios resultantes do distanciamento
social e familiar.
|
22/04
|
16:00
|
Orientações
sobre entrega de materiais
|
Todos
|
Subsecretário
de articulação regional Henrique Pimentel trará orientações sobre entregas
dos materiais.
|
23/04
|
08:00
|
Apresentação Centro de
Mídias
|
Todos
|
Equipe SEDUC apresenta o Centro de Mídias
SP.
|
23/04
|
09:00
|
Como usar o aplicativo
CMSP
|
Todos
|
Equipe SEDUC apresenta as
funcionalidades do aplicativo e formas de uso pelos professores.
|
23/04
|
10:00
|
Palestra sobre saúde
emocional
|
Todos
|
A neurocientista Adriana
Foz aborda Educação e Gestão emocional no período de distanciamento e seus
desafios.
|
23/04
|
10:50
|
Atividade de percussão
corporal
|
Todos
|
Representante do grupo
Barbatuques trará uma proposta de prática de percussão corporal para que
todos se movimentem.
|
23/04
|
11:15
|
Planejamento Coletivo da
Equipe Escolar
|
Todos
|
Momento para que
as equipes escolares se reúnam virtualmente para estabelecer combinados e
replanejarem suas atividades.
|
24/04
|
08:00
|
Como acompanhar e avaliar
a aprendizagem
|
Professores
|
Equipe SEDUC
oferece sugestões sobre como utilizar diferentes instrumentos de avaliação
para acompanhar a apoiar a aprendizagem dos estudantes de forma não
presencial.
|
24/04
|
09:00
|
Como replanejar as aulas
|
Professores
|
Equipe SEDUC apresenta sugestões sobre como
elaborar os roteiros de atividades não presenciais.
|
24/04
|
10:00
|
Palestra de como engajar
os nossos estudantes e comunidade escolar
|
Todos
|
O arquiteto Edgard
Gouveia apresenta histórias de como o protagonismo juvenil tem espaço central
no período que vivemos.
|
24/04
|
10:30
|
Fechamento
|
Todos
|
Experiências inspiradoras de estudantes e
profissionais da Rede.
|
24/04
|
11:00
|
Planejamento Coletivo da Equipe Escolar
|
Todos
|
Momento para que
as equipes escolares se reúnam virtualmente para estabelecer combinados e
replanejarem suas atividades.
|
Para complementar as atividades da programação básica, haverá uma programação adicional, para quem tiver maior carga horária ou opcionalmente para quem desejar complementar a formação no período, conforme a tabela abaixo.
Dia
|
Hora
|
Atividade
|
Público
|
Descrição
|
23/04
|
14:00
|
Como
chegar nos alunos que não conseguem acessar o Centro de Mídias SP.
|
Todos
|
Serão apresentadas
sugestões de como identificar como os diversos alunos poderão aprender,
oferecendo diversas estratégias para favorecer a aprendizagem de todos.
|
23/04
|
15:00
|
Formação de
professores: ATPC e o Centro de Mídias.
|
Todos
|
Ressaltar a
importância da ATPC como um espaço de formativo na escola, destacando o
Centro de Mídias, na formação da ATPC com a possibilidade de trabalho a
distância.
|
23/04
|
16:00
|
Como os
professores estão se sentindo e se comportando com a nova dinâmica da rotina
escolar?
|
Todos
|
Refletir sobre a
mudança na dinâmica da rotina dos professores e alunos, reconhecer e analisar
os sentimentos que emergem dessa nova situação e apresentar ferramentas e
soluções que apoiem a inteligência emocional dos professores
|
23/04
|
17:00
|
VC:
Trabalho em home office: o desafio de ressignificar a rotina, com a Psicóloga
e Administradora Fabiana Negreli (consultora do CGRH)
|
Todos
|
Apoiar os
participantes a identificarem recursos internos que possibilitem novos
caminhos e estratégias para qualificar o tempo e ressignificar a rotina em
tempos de distanciamento social. .
|
24/04
|
14:00
|
VC:
Segurança e Cidadania digital, estratégias de diálogo em estudos remotos, com
Prof.Dr. Rodrigo Nerjm, diretor da Safernet.
|
Todos
|
Orientar educadores em
relação à estratégias do diálogo remoto e ética nas ferramentas online.
|
24/04
|
15:00
|
Aula
Dra Albertina Duarte - Saúde/Violência
|
Todos
|
Orientações sobre
como evitar o aumento da violência doméstica durante a quarentena e
encaminhá-los quando ocorrem.
|
24/04
|
16:00
|
Como a família
pode apoiar os estudantes?
|
Todos
|
Refletir sobre o
momento atual e o retorno às aulas de forma remota e o impacto na rotina
familiar e propor formas de estruturar um formato para dialogar com os
pais/responsáveis dos estudantes.
|
Do mesmo modo, o NPE organizou orientações sobre:
- Aprendizagem do aluno: manter atividades acadêmicas escolares próximas às famílias.
- Acolhimento e cuidado com nossos alunos a todo tempo, via ferramentas online.
- Fazer com que os materiais e as informações cheguem aos alunos e suas famílias.
Tais orientações podem ser
acessadas por meio da guia lateral direita “REPLANEJAMENTO2020” no Blog do Núcleo Pedagógico.
Além da programação para apoiar o replanejamento, a SEDUC enviará documento orientador explicando como funcionará a realização das atividades não presenciais durante as semanas seguintes.
Além da programação para apoiar o replanejamento, a SEDUC enviará documento orientador explicando como funcionará a realização das atividades não presenciais durante as semanas seguintes.
Fiquem atentos e acompanhem a programação!
Desejamos um ótimo retorno a
Tod@s!