quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

PROFESSORES DA E.E. CORONEL FRANCISCO WHITACKER ESTIMULAM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Notícia elaborada por: Simone Aparecida Duela – Professora da Sala de Leitura

Com a pandemia surgiram vários problemas relacionados à saúde mental, muitos alunos sofreram por não ter mais aquele contato diário com seus colegas na Escola, outros sofrem ainda, pela perda de entes queridos e as incertezas do “novo normal”.

Voltando as aulas presenciais para todos os alunos, a Professora Ester Izídio realizou uma dinâmica de acolhimento, envolvendo os sentimentos.

A dinâmica consistiu em uma provocação, a professora, colocou vários sentimentos em um saquinho e fez um sorteio, onde os alunos em uma roda de conversa debateriam sobre o sentimento sorteado.

O objetivo trouxe um significado aos sentimentos e uma reflexão sobre os momentos vividos e sobre o futuro, sempre tendo como foco o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Outro aspecto comtemplado foi tornar a escola um ambiente acolhedor, para todos.

Feita a reflexão a professora sugeriu a realização de um desenho sobre o sentimento mais presente em sua vida, pois assim, através do desenho os alunos tiveram a chance de expor seus sentimentos e pontos de vista sobre os mesmos.

Desta forma, a professora desenvolveu outras competências socioemocionais como a imaginação criativa e o interesse artístico. No final os desenhos foram expostos num mural.

Num outro momento, a professora Genilce Giordano aprofundou o tema categorizando os sentimentos em positivos, negativos e de alerta, oportunizando aos alunos mais um momento de reflexão.

Para tanto, ela usou a dinâmica do semáforo onde no verde estavam os sentimentos positivos, no vermelho os negativos e no amarelo o alerta.

Organizou-se novamente, outra roda de conversa de como reverter sentimentos ruins e como administrar estes sentimentos.

O exercício de reflexão possibilitou aos alunos refletirem sobre situações estressantes ou deprimentes de seu cotidiano. Além de exercitarem as “paradas” para buscar formas de reverter sentimentos ruins. 

Figura 1- Mural “Pote das Emoções”.

Figura 2- Alunos e o Mural “Pote das Emoções”.